Nesta quarta-feira (4), moradores de cinco bairros de Campo Grande recebem equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para uma ação estratégica de combate ao Aedes aegypti, vetor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. O serviço de borrifação UBV (ultrabaixo volume), conhecido popularmente como Fumacê, será realizado entre 16h e 22h.
Os bairros contemplados pela operação são Jardim Tijuca, Nova Campo Grande, Vila Popular, Jardim Noroeste e Maria Aparecida Pedrossian. A iniciativa pretende atingir os focos do mosquito adulto, priorizando as fêmeas, principais responsáveis pela transmissão das doenças.
A eficácia do Fumacê depende do apoio dos moradores, que são orientados a manter portas e janelas abertas durante a passagem das equipes. Essa medida permite que o inseticida alcance áreas propensas à presença do Aedes aegypti.
Entretanto, a operação pode sofrer alterações ou cancelamento caso ocorram chuvas, ventos intensos ou neblina, fatores que comprometem a aplicação do veneno.
Com foco na saúde pública, a ação reflete o compromisso da gestão municipal em controlar a proliferação do mosquito em áreas de risco e conta com a adesão da população para atingir resultados mais efetivos.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.