A CPI do Consórcio Guaicurus entra em uma nova etapa nesta segunda-feira (9), voltando sua atenção para os responsáveis diretos pelo transporte coletivo de Campo Grande. Com duras críticas à frota de veículos vencida e superlotação, os vereadores buscam esclarecer como a empresa justifica déficits financeiros recorrentes enquanto pressiona pelo aumento da tarifa.
A CPI do Consórcio Guaicurus inicia, nesta segunda-feira (9), a terceira fase de investigações sobre a má qualidade do transporte coletivo em Campo Grande. Desta vez, os depoimentos miram diretamente os gestores das empresas consorciadas.
O gestor do setor de bilheteria, Paulo Vitor Brito de Oliveira, e o gerente executivo, Robson Luiz Strengari, serão os primeiros a prestar esclarecimentos. As oitivas, que começam às 13h, prometem ser mais longas, conforme antecipou o presidente da comissão, vereador Lívio Leite (União).
"A prioridade é ouvir os funcionários e dirigentes do Consórcio nesta etapa", destacou Lívio. Além dele, integram a CPI os vereadores Ana Portela (PL), como relatora, Luiza Ribeiro (PT), Júnior Coringa (MDB) e Maicon Nogueira (PP).
Entre os principais pontos de questionamento estão a frota de ônibus envelhecida e a superlotação nos horários de pico. Apesar de reivindicar aumento da tarifa com base em um alegado desequilíbrio financeiro, o Consórcio mantém veículos sucateados em circulação. "Como uma empresa opera por anos alegando milhões em déficit? Essa fase é crucial para esclarecermos isso", reforçou Lívio.
Além dos depoimentos de hoje, a agenda inclui novas oitivas:
11 de junho: Clevisson Gamarra de Arruda e Wesley Conrado Morelli, ex-funcionários do Consórcio
16 de junho: João Resende, ex-diretor do Consórcio
18 de junho: Themis Oliveira, atual diretor, e Paulo Constantino, sócio das empresas do Consórcio
Na quarta fase, os vereadores realizarão uma audiência pública no auditório da Câmara. Serão convidados usuários, ex-funcionários e sindicatos para debater soluções e colher mais depoimentos sobre os problemas enfrentados no transporte coletivo.
O cronograma pode sofrer alterações, conforme a disponibilidade dos convocados, mas a comissão segue comprometida em apresentar respostas e medidas concretas para melhorar o transporte público da capital.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Midiamax