Quarta, 03 de Setembro de 2025
Publicidade

FIFA convoca árbitras mulheres pela primeira vez em Copa do Mundo

Brasileira estreia como assistente em jogos mundiais

19/11/2022 às 19h23 Atualizada em 19/11/2022 às 19h24
Por: Fonte: Uol
Compartilhe:
Neuza Back compõe equipe de arbitragem da Copa do Qatar | Foto: MB Media/Getty/Reprodução
Neuza Back compõe equipe de arbitragem da Copa do Qatar | Foto: MB Media/Getty/Reprodução

 

Pela primeira vez, em 92 anos na história da Copa do Mundo, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) nomeou mulheres para a arbitragem na Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Dos 129 profissionais convocados, foram nomeadas seis do sexo feminino, e uma é a brasileira Neuza Back, formada em educação física e natural de Santa Catarina.

Veja quem são as assistentes e árbitras:

Karen Díaz Medina (México)

Assistente - Apitou pela primeira vez com apenas 12 anos de idade, e participou de Jogos Centro americanos de Barranquilla 2018, Pré Mundial Sub-20 da Concacaf em 2018 e o Pré Mundial Sub-17 da Concacaf em 2019.

Kathryn Nesbitt (EUA)

Assistente - Em 2015, estreou na Major League Soccer como árbitra assistente, na partida entre D.C. United e Columbus Crew. Em 2016, ganhou um distintivo da FIFA e apitou na Copa do Mundo Feminina Sub-17 daquele ano, na Copa do Mundo Feminina Sub-20 de 2018 e em duas partidas na Copa do Mundo Feminina de 2019.

Neuza Back (Brasil)

Assistente - É natural de Santa Catarina e formada em Educação Física, e a primeira brasileira árbitra assistente convocada pela FIFA. Já integrou a equipe de arbitragem dos Jogos Olímpicos de Tóquio e o Mundial da Fifa de 2020. Foi árbitra na Copa do Mundo Feminina de 2019 e apitou a partida entre Corinthians e Palmeiras na final do Paulistão de 2020.

Salima Mukansanga (Ruanda)

Árbitra - É a primeira árbitra a apitar um jogo da Taça das Nações Africanas de futebol. Arbitrou em partidas femininas nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, na Copa do Mundo de 2019, na França, na Copa Africana de Nações e na Liga dos Campeões da África.

Stéphanie Frappart (França)

Árbitra - É a primeira mulher a apitar uma partida masculina na Champions League, em 2020, e também arbitrou a final da Copa do Mundo feminina de 2019 e a final da Copa masculina da França agora em 2022.

Yoshimi Yamashita (Japão)

Árbitra - Estreou como árbitra numa partida masculina da Liga dos Campeões Asiática. Além disso, a japonesa compunha o grupo de árbitros da 2019 FIFA Women’s World Cup, na França. Quebrou recordes. Foi a primeira mulher a apitar uma partida masculina da Liga dos Campeões Asiática, a maior competição de futebol do continente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários