A partir desta terça-feira (1º), o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer a vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses, substituindo o reforço da vacina meningocócica C aplicado até então nessa faixa etária. A mudança anunciada pelo Ministério da Saúde amplia a proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y, principais causadores da meningite bacteriana.
Até o momento, o esquema vacinal incluía duas doses da meningocócica C aos três e cinco meses, com reforço aos 12 meses da mesma vacina. Agora, o reforço será feito com a ACWY, que antes era ofertada somente para adolescentes entre 11 e 14 anos.
Crianças que já receberam o reforço da meningocócica C não precisam tomar a ACWY nesta etapa, mas aquelas que ainda não foram vacinadas podem receber o novo reforço.
Em 2025, o Brasil confirmou 4.406 casos de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana. Além da ACWY, outras vacinas disponíveis no SUS, como BCG, penta e pneumocócicas, também auxiliam na prevenção contra algumas formas da doença.
A meningite, inflamação das meninges que envolvem o cérebro e a medula espinhal, pode ser causada por diversos agentes. As formas bacterianas são mais comuns no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e verão, conforme o Ministério da Saúde.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.