O Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo do Governo do Estado, vai levar oito coexpositores a São Paulo nesta semana, entre quinta-feira e domingo (03 e 06), para participar de seu estande na ExpoCatólica. O evento, ligado ao segmento de turismo religioso, espera superar o público atingido na última edição (2024), que foi de mais de 30 mil pessoas.
Os coexpositores foram selecionados por meio de uma manifestação de interesse viabilizada pelo Viaje Paraná. São agências de viagens, associações, representantes de igrejas, templos e santuários, além de órgãos municipais de turismo. Os participantes vão levar produtos e serviços turísticos relacionados com a fé católica no Estado para mostrar aos visitantes em busca da atração de turistas ao Paraná.
O evento, de alcance internacional, visa promover produtos e serviços com foco nos viajantes movidos pela fé, um dos maiores segmentos turísticos ofertados no Brasil. Segundo os organizadores, essa é a feira católica mais visitada no mundo, promovendo negócios e reunindo pessoas, instituições e empresas comprometidas em fortalecer o segmento.
“Estamos dando oportunidade para que coexpositores mostrem seu trabalho e o que têm a oferecer para esse trade bem específico do turismo, que trabalha com as viagens religiosas. Assim como demais segmentos, os turistas religiosos também buscam um destino que, além da fé, tenham opções para lazer, diversão, prestação qualificada de serviços e afins”, disse o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
Ao lado do órgão de promoção, o Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso – coordenado pela Secretaria do Turismo (Setu-PR), também marca presença no estande. O foco é apresentar potenciais e a vasta oferta de atrativos religiosos (católicos e de outras matrizes) que podem ser encontrados no Paraná.
TERCEIRA MAIOR OFERTA– Segundo levantamento da Secretaria estadual do Turismo, o religioso é o terceiro maior segmento em número e oferta de atrativos no Estado, em diversas religiões. Dos 2.150 atrativos paranaenses catalogados pela pasta, 494 são religiosos e estão espalhados por todas as regiões.
Dentro da fé católica, o Estado conta com opções turísticas como a Rota do Rosário (Norte Pioneiro), Rota da Fé (Nororeste) e os Caminhos de São Miguel (Campos Gerais). Juntas, as três rotas religiosas somam 876 quilômetros de caminhos que passam por igrejas, santuários e atrativos ligados ao turismo da fé.
Há também o 1º Caminho Iniciático de Santiago, em Campo Mourão (Centro-Oeste), que teve a sua sinalização turística entregue pela Secretaria do Turismo, por meio do Programa Paraná + Infra, neste ano. Inspirado no famoso Caminho de Santiago de Compostela – uma das rotas mais antigas da Europa, da França à Espanha –, o roteiro paranaense conta com percurso de 104 km, passando por Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Fênix e Barbosa Ferraz.
PROGRAMAÇÃO– Durante a feira acontecem diversos eventos simultâneos, como congressos, fóruns e seminários. Os temas variam entre turismo religioso, catequese, tecnologia, espiritualidade, empreendedorismo, comunicação, cultura e cinema. Confira a programação completa AQUI .