Uma reunião on-line realizada nesta terça-feira, 1° de julho, com a participação dos secretários de Turismo do Tocantins, Hercy Ayres Filho; e do Maranhão, Socorro Araújo, além de técnicos das duas pastas marcou mais um passo no processo de articulação para a implementação da rota turística entre o Parque Estadual do Jalapão (TO) e o Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA). A iniciativa visa promover a integração regional, valorizar os atrativos naturais e culturais da área de fronteira e impulsionar o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável.
Durante a conversa, foi reforçada a necessidade de estruturar tecnicamente a rota e criar um programa oficial de integração entre os dois estados, incluindo a assinatura de um termo de cooperação. A proposta prevê a criação de uma identidade para o roteiro, o ordenamento da atuação de empresas turísticas, a qualificação de profissionais locais e a promoção conjunta em eventos e campanhas.
O superintendente de Turismo do Polo Chapada das Mesas, Beto Kelnner, sugeriu como referência o modelo da Rota das Emoções, que conecta Ceará, Piauí e Maranhão. Também propôs atuação com os operadores turísticos dos dois estados para garantir o protagonismo dos profissionais locais na consolidação da rota. Já a secretária Socorro Araújo ressaltou que a rota é uma realidade, mesmo que de forma independente e, por isso, a necessidade de ordenamento.
O secretário Hercy Filho destacou que a fronteira entre os dois estados é extensa e abriga uma série de ativos turísticos ainda pouco explorados, como a região do Bico do Papagaio, em especial o município de Babaçulândia, que pode se conectar a Imperatriz/MA, criando uma nova possibilidade de experiência integrada entre os estados.
Hercy lembrou que as tratativas para a criação da rota foram iniciadas anteriormente e defendeu a retomada com um plano claro para garantir sua concretização. “Não se trata apenas de promover o Jalapão ou a Chapada das Mesas isoladamente, mas de enxergar a potência dessa conexão como produto turístico único, que pode atrair visitantes de todo o Brasil e de fora dele”, afirmou.
Outro ponto discutido foi a necessidade de agendar uma reunião presencial, possivelmente durante o Salão Nacional do Turismo, previsto para agosto, em Brasília/DF. A ideia é aproveitar o evento para mobilizar apresentar uma proposta estruturada da rota e envolver o Consórcio Brasil Central, que reúne seis estados e o Distrito Federal. “O governador Wanderlei Barbosa é grande defensor desta conexão econômica entre o Tocantins e o Maranhão, e o turismo é um dos ativos que aproximam os dois estados”, completou Hercy Filho.