Terça, 08 de Julho de 2025

Celso Amorim ironiza pressão dos EUA: “Não temos medo do lobo mau”

Assessor de Lula minimiza sanções dos EUA contra países do Brics e diz que tarifa seria “tiro no pé” de Washington

07/07/2025 às 12h24
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, respondeu com sarcasmo às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu sobretaxar em 10% países que se alinhem ao Brics. Ao ser questionado sobre o impacto da fala, Amorim disparou: “A frase que me veio à cabeça foi: ‘Who’s afraid of the big bad wolf?’” — “Quem tem medo do lobo mau?”, em inglês.

A declaração ocorreu nesta segunda-feira (7), durante a cúpula do Brics no Rio de Janeiro. Amorim afirmou que o Brasil não cometeu nenhum ato hostil contra os EUA e classificou a eventual retaliação como um erro estratégico: “Uma tarifa contra o Brasil seria um tiro no pé. Não fizemos nada contra eles.”

Trump publicou a ameaça em sua rede social, sem especificar quais ações configurariam uma política “antiamericana”. Apesar disso, o assessor brasileiro reafirmou que o país está comprometido com o multilateralismo e defendeu que acordos comerciais devem seguir regras globais, e não imposições unilaterais.

“Se os EUA insistirem em agir na base da ameaça, vão acabar isolados. Outros países vão buscar caminhos próprios, firmando alianças fora do eixo americano”, alertou Amorim.

A declaração do ex-chanceler ocorre em meio à crescente influência do Brics, que nesta edição conta com 11 membros e busca fortalecer parcerias alternativas ao sistema dominado pelo dólar. O grupo, criado em 2009, hoje representa uma das maiores forças econômicas e populacionais do planeta, com um PIB combinado de US$ 24,7 trilhões.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações CNN

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários