O Paraná ganha dois novos voos nacionais que contribuirão para impulsionar o turismo e negócios no Estado. Operacionalizados pela Companhia Aérea Latam, as novas rotas começam a funcionar em outubro deste ano. Uma delas vais conecta o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu a Brasília, com sete voos por semana. A outra conecta o Rio de Janeiro (através do aeroporto Galeão) com o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, ofertando 14 voos por semana.
Ambas têm passagens aéreas que serão disponibilizadas ainda nesta semana pela Companhia. O diretor presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, lembra que a oferta de voos é fundamental para que o Estado receba visitantes e turistas. “Seja por motivos de lazer ou negócios, esses novos voos resultam em impacto para o turismo do Paraná. Em ambos os casos, os viajantes movimentam o comércio da rede hoteleira, gastronômica e também de lojas locais”, afirmou.
O diálogo com as companhias aéreas para melhorar e aumentar o fluxo de voos dos aeroportos paranaenses é uma das políticas públicas do Governo do Estado, especialmente através da Invest Paraná, agência de promoção do Estado, vinculada à secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic).
“Estamos falando de conexões com estados importantes no que se refere a deslocamento de pessoas, com frequentes voos nacionais e internacionais. Principalmente Brasília é um grande hub nacional, que recebe voos do Brasil inteiro, ligando o Norte e o Nordeste às regiões Sul e Sudeste, e ainda mais a todos os voos internacionais que têm origem e destino em seu aeroporto”, destaca o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.
As novas rotas serão realizadas com aeronaves Airbus A320 e A321, com capacidade entre 174 e 216 assentos, incluindo assentos na categoria Premium Economy. “Com as novas rotas para Foz do Iguaçu e Curitiba, a LATAM reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo e da economia do Paraná, conectando o Estado ainda mais a alguns dos mais importantes polos de turismo e negócios do País", comenta Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da LATAM Brasil.
VOOS– Atualmente, a Latam opera cerca de 260 voos por semana no Paraná, incluindo as rotas domésticas Brasília-Curitiba; São Paulo/Congonhas-Curitiba; São Paulo/Guarulhos-Curitiba; Foz do Iguaçu-Curitiba; Porto Alegre-Curitiba; São Paulo/Congonhas-Maringá; São Paulo/Guarulhos-Maringá; São Paulo/Congonhas-Londrina; São Paulo/Guarulhos-Londrina; São Paulo/Congonhas-Foz do Iguaçu; Rio de Janeiro/Galeão-Foz do Iguaçu e São Paulo/Guarulhos-Foz do Iguaçu.
A Companhia também opera com as linhas internacionais Lima-Curitiba e Santiago-Curitiba. De acordo com informações da Latam, a empresa oferta voos regulares para 55 aeroportos em todas as regiões do Brasil. Somente neste ano, inaugurou quatro novas rotas nacionais e adicionou 10 mil novos assentos semanais ao mercado doméstico.
No mercado internacional, a Companhia tem voos próprios para 90 destinos fora do país, também adicionando 10 mil novos assentos semanais neste ano.
A expansão da malha internacional da Latam também é fruto da parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com foco em ampliar a conectividade internacional do Brasil e promover os destinos turísticos nacionais nos mercados de origem dos voos operados pela companhia.