Terça, 08 de Julho de 2025

Senado aprova Luís Guilherme Nascentes da Silva para embaixada no Haiti

O Senado aprovou nesta terça-feira (8) a indicação do diplomata Luís Guilherme Nascentes da Silva para chefiar a embaixada brasileira no Haiti (MSF...

08/07/2025 às 19h47
Por: WK Notícias Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Davi preside sessão desta terça-feira ( na foto, Alessandro em segundo plano) - Foto: Carlos Moura/Agência Senado
Davi preside sessão desta terça-feira ( na foto, Alessandro em segundo plano) - Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (8) a indicação do diplomata Luís Guilherme Nascentes da Silva para chefiar a embaixada brasileira no Haiti (MSF 29/2025) . O relator foi o senador Sergio Moro (União-PR). Foram 38 votos a favor e 2 contrários.

Ministro de segunda classe, Luís Guilherme tem formação em direito pela Uerj, dois mestrados em relações internacionais — um deles com foco na estabilidade haitiana — e doutorado em políticas públicas pelo Centro de Investigación y Docencia Económicas (Cide), do México. Já atuou em Porto Príncipe, capital haitiana, e em representações nas Nações Unidas.

O Haiti atravessa uma crise institucional desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em 2021. Governado atualmente por um conselho presidencial de transição, o país tem eleições previstas para 2026.

— Mais da metade da população do Haiti encontra-se hoje em grave insegurança alimentar. Temos um recorde de 1,3 milhão de pessoas desalojadas em função da violência causada pelas gangues. Na política, não se realizam eleições no país desde 2016, o que resulta em que, no momento, no Haiti não existe nenhum representante eleito, nem no Executivo, nem no Legislativo, nem em nenhuma outra instância. Esse grave vácuo institucional agravou-se ainda mais após o assassinato do presidente Jovenel Moïse em 2021 — disse o diplomata durante a sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários