Sábado, 19 de Julho de 2025

Campanha contra o feminicídio leva mais de 90 serviços gratuitos ao Parque Jacques da Luz no próximo sábado

Ação #TodosPorElas reúne instituições públicas para oferecer atendimentos e conscientizar a população sobre a violência contra a mulher

14/07/2025 às 08h18
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Neste sábado (19), o Parque Jacques da Luz, localizado no bairro Moreninhas, em Campo Grande, será o centro de uma grande mobilização social pelo fim da violência contra a mulher. A campanha #TodosPorElas – Pelo fim do feminicídio vai oferecer mais de 90 serviços gratuitos para a população, em uma ação conjunta entre o Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e Prefeitura Municipal.

A programação começa às 8h, com a presença de autoridades e representantes de entidades parceiras. Durante todo o dia, os moradores poderão ter acesso a atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, segurança pública e assistência jurídica.

Entre os serviços oferecidos estão: emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito; orientação jurídica sobre divórcio, guarda e pensão alimentícia; consultas de CPF e CNPJ; cortes de cabelo; bioimpedância; massagem; cursos de capacitação; vacinação contra gripe e raiva animal; além de orientações sobre saúde mental e autocuidado. Também haverá oferta de vagas de emprego e distribuição de alimentos.

A Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, representando a ALEMS, marcará presença com o estande "ALEMS por Elas", oferecendo cartilhas com leis de proteção à mulher, sessões de cinema temático e materiais educativos. A deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola, convida a população a participar: “Vamos estar juntos, unindo forças para combater todas as formas de violência contra a mulher”.

A campanha foi idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas, do Tribunal de Justiça de MS, que destaca a importância do envolvimento institucional. “O feminicídio é o ponto final de uma sequência de violências silenciosas. Quando as instituições se fazem presentes, vidas podem ser salvas”, afirma. Para ela, o enfrentamento da violência exige mais que discursos: requer ação concreta, acolhimento e prevenção.

Como parte da programação, também serão distribuídos exemplares do livro infantil Iguana Calada – Uma História de Superação e Liberdade, da coleção Cidadania é o Bicho, que busca conscientizar desde a infância sobre o respeito e os direitos das mulheres.

Com iniciativas como esta, a ALEMS reafirma seu compromisso diário com a proteção das mulheres sul-mato-grossenses, somando forças na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários