Terça, 15 de Julho de 2025

Presidentes do Congresso congelam projeto de anistia para acusados do 8 de Janeiro em meio ao tarifaço dos EUA

Davi Alcolumbre e Hugo Motta travam decisão para evitar sinal de fraqueza diante da retaliação comercial americana; qualquer avanço só após negociações sobre tarifa de 50% de Trump

15/07/2025 às 12h21
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Pressionados pela reação internacional, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiram congelar o projeto de anistia ou redução de penas dos envolvidos nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro. A medida ocorre logo após o anúncio de um tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos a todos os produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto de 2025.

A decisão, vista como uma tentativa de blindar o Legislativo de parecer conivente com pressões externas, vem em meio à justificativa apresentada pelo presidente americano Donald Trump. Ao comunicar as tarifas, Trump afirmou que uma das motivações foi a “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro e seus aliados, acusados de tentativa de golpe de Estado.

Diante desse cenário, Alcolumbre e Motta avaliaram que avançar com qualquer medida de anistia agora seria interpretado como um ato de submissão ao governo dos EUA. A ordem, portanto, é travar o projeto durante o recesso parlamentar, que começa nesta sexta-feira (18).

O tema deve voltar ao debate apenas em agosto, dependendo da evolução das negociações entre os dois países. Nos bastidores, líderes do Congresso reconhecem que o clima político é sensível e qualquer movimentação em prol dos condenados do 8 de Janeiro poderia minar a imagem de soberania nacional.

Por ora, o recuo é visto como estratégico, mas expõe a dificuldade do Congresso em lidar com o desgaste internacional causado pela radicalização interna. A tentativa de anistia, que vinha ganhando força entre aliados de Bolsonaro, enfrenta agora uma nova barreira: o peso geopolítico de uma retaliação econômica.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Poder 360

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários