O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio das Secretarias de Administração (SAD) e de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), em conjunto com a Delegacia-Geral da Polícia Civil, publicou, nesta quarta-feira, 16/07, no Diário Oficial do Estado nº 11.887, o edital nº 1/2025 – SAD/SEJUSP/PCMS/APJ/2025, trazendo informações sobre o concurso público para o provimento de 400 vagas no cargo de Agente de Polícia Judiciária. As oportunidades são destinadas às funções deInvestigador de Polícia Judiciária (300 vagas)eEscrivão de Polícia Judiciária (100 vagas).
As inscrições poderão ser feitasde 16 de julho até 7 de agosto de 2025, exclusivamente pelo site do Instituto Avalia ( www.avalia.org.br ), responsável pela execução do certame. O valor da taxa de inscrição é deR$ 210,48, com possibilidade de isenção para candidatos que atendam aos critérios estabelecidos no edital.
O concurso será realizado emduas etapas, compostas por diversas fases, incluindoprova escrita objetiva, prova de títulos, avaliação psicológica, avaliação médico-odontológica, teste de aptidão física, investigação social e curso de formação policial. A primeira fase será iniciada com a prova objetiva, prevista para o dia14 de setembro de 2025, em Campo Grande-MS.
A remuneração inicial para ambos os cargos é deR$ 6.569,53, para jornada de 40 horas semanais, com possibilidade de trabalho em escalas, inclusive em finais de semana e feriados. As vagas estão distribuídas entre ampla concorrência e cotas destinadas a candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência (PCD). Para concorrer como cotista, o candidato deverá observar os critérios e apresentar a documentação exigida durante o processo de inscrição.
Entre os requisitos para investidura no cargo estão: ter nacionalidade brasileira, idade entre 21 e 45 anos, possuir diploma de ensino superior em qualquer área reconhecido pelo MEC, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, além de portar CNH de, no mínimo, categoria B.
Todas as informações e atualizações sobre o concurso estão disponíveis no link abaixo e também nos sites www.avalia.org.br e www.imprensaoficial.ms.gov.br . Os interessados devem acompanhar atentamente os editais e publicações oficiais.