Quarta, 16 de Julho de 2025

Secult reativa fórum cultural e turístico das cidades da Grande BH

Grupo reúne prefeitos e secretários de 34 municípios da Região Metropolitana que integram a Granbel

16/07/2025 às 12h01
Por: WK Notícias Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Léo Bicalho / Secult
Léo Bicalho / Secult

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) promoveu, nessa terça-feira (15/7), uma reunião com representantes de municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, foi reativado o Fórum Metropolitano de Cultura e Turismo, foram anunciados recursos para a área, e o reforço da qualificação para gestores municipais sobre captação de recursos públicos.

O encontro, realizado no Palácio da Liberdade, reuniu o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira; o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez; além de outros chefes de Executivo, secretários e gestores municipais de 32 das 34 cidades integrantes da Granbel.

"É um momento que vai inaugurar um novo tempo, com recurso, com possibilidade de editais, com cooperação. A gente escuta muito vocês (gestores municipais), o que vocês querem, pois é muito importante atender e trabalhar com vocês, da Região Metropolitana da capital de Minas Gerais, esse grande estado que tem se despontado na matriz econômica da cultura, da economia da criatividade, liderando os números do IBGE, do turismo", declarou Leônidas de Oliveira.

Fórum reativado

A principal deliberação do encontro foi a reativação dos fóruns temáticos permanentes da Granbel. A entidade, que faz a interlocução de 34 municípios da RMBH com os governos estadual e federal, voltou com os grupos de discussão pela área cultural e turística, com a retomada do Fórum Metropolitano de Cultura e Turismo.

Os representantes dos municípios celebraram a importância do retorno do fórum. "Interações como essas nos permitem ampliar ainda mais o nosso conhecimento sobre as formas de captar recursos. A gente valoriza muito a oportunidade de reativar esses fóruns", afirmou João Marcelo Dieguez.

Também foram definidos os representantes oficiais do Fórum: na presidência do grupo, Soraia Cálife dos Santos, de São José da Lapa; Daniel Nunes Batista, de Esmeraldas, na vice-presidência; e Ana Rita Viana Silva, de Vespasiano, como secretária.

Aulões

Outro destaque é a ampliação dos chamados "aulões", que são qualificações virtuais e presenciais oferecidas pela Secult a gestores culturais municipais com a finalidade de auxiliar que esses agentes apresentem projetos para captação de recursos liberados em leis de incentivo, como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e Paulo Gustavo (LPG), além do Fundo Estadual de Cultura (FEC).

Somente nos primeiros seis meses de 2025, a Secult realizou 27 ações de qualificação desse tipo. A ideia é aumentar esse número nesse segundo momento, focando as aulas na preparação de projetos para cultura, turismo e patrimônio histórico. O estudo terá início em setembro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários