Quarta, 23 de Julho de 2025

Campanha #TodosPorElas mobiliza Campo Grande no combate ao feminicídio

Evento reuniu cerca de 2 mil pessoas e ofereceu mais de 250 serviços gratuitos para conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher

22/07/2025 às 08h20
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A campanha #TodosPorElas – Pelo Fim do Feminicídio mobilizou, neste sábado (19), a população de Campo Grande em uma grande ação de cidadania no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas. Com foco no enfrentamento à violência de gênero, o evento reuniu aproximadamente 2 mil participantes e ofertou mais de 250 serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, inclusão social, beleza e orientação jurídica.

Promovida por uma articulação entre os três Poderes de Mato Grosso do Sul – Executivo, Legislativo e Judiciário, a iniciativa teve como objetivo conscientizar sobre os altos índices de feminicídio no estado. Apenas em 2025, 19 mulheres foram assassinadas por razões de gênero, e, nos últimos dez anos, já são 351 casos registrados, segundo dados do Monitor da Violência Contra as Mulheres.

Durante o evento, um dos destaques foi a exibição de um vídeo educativo produzido pela TV da Assembleia Legislativa, que explicou o ciclo da violência doméstica e os caminhos para denúncia e proteção. O material foi exibido em um espaço transformado em minicinema, com foco na informação acessível e emocional.

Além do vídeo, foram distribuídas cartilhas informativas com orientações sobre direitos, canais de denúncia e leis de proteção às mulheres, como a Lei Maria da Penha. A ação reforçou a importância de políticas públicas integradas, educação contra o machismo estrutural e apoio institucional às vítimas.

A programação incluiu ainda atendimentos médicos, odontológicos, consultas oftalmológicas, emissão de documentos, cortes de cabelo, distribuição de kits de higiene e maternidade, atividades recreativas para crianças e sorteio de brindes. As ações buscaram atender diversas demandas da população, com foco especial na valorização da mulher e no rompimento do ciclo de violência.

O evento também contou com uma mostra histórica que relembrou casos antigos de feminicídio em Mato Grosso do Sul, reforçando a necessidade de preservar a memória das vítimas e seguir avançando nas políticas de proteção.

A campanha segue com ações educativas e materiais disponíveis no site oficial da iniciativa. O objetivo é ampliar o alcance da mensagem e fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários