Num movimento estratégico para proteger a economia de Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel (PSDB) entregou pessoalmente um relatório de impacto econômico aos senadores Tereza Cristina (PP) e Nelsinho Trad (PSD), antes da missão oficial que ambos cumprem nos Estados Unidos. A viagem, marcada para esta sexta-feira (25), visa dialogar com parlamentares americanos sobre a nova taxação de 50% que ameaça diretamente as exportações brasileiras, em especial as do Centro-Oeste.
O encontro aconteceu na noite de quarta-feira (23), na sede da Governadoria, e contou com a participação do secretário Jaime Verruck (Semadesc) e do ex-senador Waldemir Moka, atual representante do governo de MS em Brasília. Riedel fez questão de entregar o material técnico com dados concretos dos possíveis impactos na economia estadual, especialmente nos setores de grãos e carnes, carro-chefe da balança comercial sul-mato-grossense.
Antes disso, Tereza Cristina esteve reunida com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), onde trataram de pautas de investimentos para a Capital.
A missão oficial aos Estados Unidos começa no dia 28 de julho e é coordenada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. Embora não tenha poder para negociar tarifas — atribuição exclusiva do Executivo federal —, a comitiva pretende abrir canais de diálogo e sensibilizar o Congresso americano sobre os prejuízos bilaterais que a medida pode provocar. A taxação entra em vigor a partir de 1º de agosto.
Com esse gesto, Riedel reforça o papel do Estado na defesa de seus interesses no cenário internacional e pressiona o governo federal a reagir com firmeza diante da ameaça de um grave abalo na economia local.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.