A chegada de uma frente fria derrubou os termômetros em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (28), especialmente na região sul, que amanheceu com temperaturas de até 10°C. Segundo o ClimaTempo, o frio será passageiro e perde força a partir de quarta-feira (30), com retorno do calor intenso já na quinta-feira (31).
Em Campo Grande, as mínimas variam entre 11°C e 15°C até quarta, com máximas de até 25°C. A partir de quinta, os termômetros voltam a subir, podendo atingir 34°C até sexta-feira (1°).
Enquanto isso, o Estado está sob alerta de tempestade emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso, válido até às 21h desta segunda, abrange 62 municípios e indica chuvas entre 20 e 50 milímetros por dia, ventos de 40 a 60 km/h e risco de queda de granizo.
As regiões de Ponta Porã e Iguatemi devem enfrentar mínimas entre 9°C e 16°C até sexta, com máximas variando de 20°C a 28°C. Em Dourados e Anaurilândia, as mínimas ficam entre 8°C e 13°C, com máximas de até 30°C.
No Pantanal, cidades como Corumbá e Aquidauana voltam a registrar calor intenso a partir de quarta, com máximas que podem ultrapassar os 37°C e dias secos.
O alerta de declínio de temperatura segue vigente até às 10h de terça-feira (29), com previsão de queda de até 5°C em todas as regiões. Já o alerta de tempestade não se aplica ao extremo norte do Estado, como Sonora, Coxim, Costa Rica e Chapadão do Sul.
Além da chuva intensa e granizo, a previsão inclui risco de alagamentos, queda de galhos, danos em plantações e cortes de energia elétrica. As autoridades recomendam atenção redobrada à população.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.