Campo Grande será a primeira cidade do Brasil a criar uma moeda digital municipal, a Araracoin. Desenvolvida pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), a iniciativa visa recompensar o bom comportamento do cidadão, oferecendo produtos e serviços gratuitos como prêmios.
A nova moeda, inspirada em conceitos como o Bitcoin e o cashback, ainda não tem data oficial de lançamento, mas já teve a ideia patenteada pela prefeitura. Segundo o diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage, o objetivo é valorizar atitudes cidadãs, como pagar impostos em dia ou participar de ações sociais. “A pessoa cumpriu com o serviço de cidadão dela? Então ela começa a ganhar alguns Araracoins que depois serão convertidos em pontos”, explicou.
Esses pontos poderão ser trocados por entradas de teatro, cinema ou outros serviços em parceria com o setor privado. A proposta é movimentar a economia criativa e fortalecer o vínculo entre o cidadão e a gestão pública. “Campo Grande será precursora nesse modelo. Outras cidades, como Curitiba, já demonstraram interesse em aplicar a mesma ideia”, afirmou Basmage.
Além de representar um avanço tecnológico, a Araracoin pode se tornar referência nacional em políticas públicas inovadoras de incentivo à cidadania.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Midiamax