Apesar de a maior parte dos produtos brasileiros ter sido liberada da cobrança extra de 50% de imposto pelos Estados Unidos, a senadora sul-mato-grossense Tereza Cristina (PP) reconhece que ainda há muito trabalho pela frente. Em missão oficial nos EUA, ela afirmou que a prioridade agora é negociar a redução da sobretaxa que permanece sobre itens fundamentais, como carne bovina, café, pescados, frutas e etanol.
“Ainda temos desafios pela frente, especialmente com os produtos que continuam sujeitos ao aumento da tarifa e que representam grande importância para a nossa economia”, declarou Tereza durante o retorno ao Brasil nesta quarta-feira (30). A nova alíquota entrará em vigor a partir de 6 de agosto.
O impacto mais significativo recai sobre o setor de carnes, responsável por quase metade das exportações de Mato Grosso do Sul para os Estados Unidos. Só no primeiro semestre de 2025, as vendas de carne bovina para o mercado americano somaram US$ 315,5 milhões, um crescimento de 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Outros produtos, como sebo bovino e carnes salgadas, também seguem com a sobretaxa.
Diante dessa realidade, o setor produtivo aposta em fortalecer o mercado interno, o que pode influenciar na redução dos preços do boi gordo e da carne ao consumidor, principalmente em um cenário de maior oferta e estiagem.
Por outro lado, diversos itens ficaram fora do tarifaço, incluindo suco e polpa de laranja, castanhas, celulose, fertilizantes, produtos siderúrgicos, veículos e derivados de petróleo. Segundo a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), a celulose e o ferro-gusa respondem juntos por mais de um terço das exportações do Estado para os EUA, movimentando cerca de US$ 315 milhões nos primeiros seis meses do ano.
Tereza Cristina ressaltou ainda que os esforços diplomáticos continuarão intensos para ampliar o diálogo com parlamentares americanos, tanto republicanos quanto democratas. “Conseguimos importantes apoios e fizemos convites para que eles venham ao Brasil. Agora, vamos consolidar essas articulações e envolver todos os poderes na busca de soluções”, concluiu a senadora.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informaçoes Campo Grande News