Sexta, 23 de Janeiro de 2026

Trump ameaça barrar vistos para brasileiros durante a Copa de 2026

Restrição seria forma de pressionar opinião pública contra o governo Lula; CBF já se articula nos bastidores

31/07/2025 às 11h04
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos pode afetar diretamente milhões de torcedores brasileiros na Copa do Mundo de 2026. De acordo com apuração do analista de internacional da CNN Brasil, Lourival Sant’Anna, o presidente Donald Trump avalia a possibilidade de suspender a emissão de vistos para brasileiros durante o período do torneio, que será sediado por EUA, México e Canadá.

A medida, considerada polêmica e sem precedentes na história recente do futebol, teria como objetivo causar desgaste político ao governo brasileiro, atingindo diretamente a população e seus interesses — estratégia semelhante à adotada por Trump com o tarifaço.

Ainda segundo Sant’Anna, os primeiros sinais da restrição de entrada de brasileiros já começaram a surgir. Senadores que estiveram em Washington nesta semana relataram que receberam vistos com validade muito mais curta que o usual, o que teria levantado o alerta vermelho em setores diplomáticos e esportivos do Brasil.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acompanha a situação com preocupação, mas ainda evita pronunciamentos públicos. Internamente, a entidade já discute medidas e articulações junto ao Governo Federal para proteger o direito dos torcedores brasileiros de acompanharem a Seleção — a única do mundo presente em todas as edições da Copa.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, chegou a afirmar em discurso recente que torcedores internacionais serão bem-vindos nos jogos. No entanto, o vice-presidente norte-americano, JD Vance, fez uma ressalva enfática: “Todos os visitantes devem voltar para casa após os jogos”.

Além da Copa, os EUA também serão sede das Olimpíadas de 2028, em Los Angeles, ainda durante o mandato de Trump. A tensão diplomática, portanto, pode se prolongar e afetar mais eventos esportivos internacionais nos próximos anos.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações CNN

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024