O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai implementar a aplicação da chamada “dose zero” contra o sarampo para crianças entre 6 e 11 meses e 29 dias, atendendo a recomendação do Ministério da Saúde. A iniciativa soma-se às ações já em curso no Estado, como bloqueios vacinais e vigilância ativa, para evitar a reintrodução do vírus.
De acordo com a Nota Técnica nº 49/2025, a dose zero não substitui as vacinas previstas no calendário de rotina – aplicadas aos 12 e 15 meses – e funciona como proteção extra para bebês em fase de maior vulnerabilidade. A medida será adotada em todos os municípios, com atenção especial às áreas de fronteira, como Corumbá e Ladário, onde há maior risco de circulação do vírus devido à proximidade com a Bolívia.
O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, destacou que a inclusão da dose zero “cria uma barreira imunológica antes mesmo da idade prevista no calendário, dando mais segurança para proteger os bebês”. Além da vacinação infantil, a SES reforça a necessidade de atualização do esquema vacinal de adolescentes, jovens e adultos, especialmente pessoas vindas de outros países, e oferece versões da vacina adequadas para indivíduos com APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca).
A operacionalização da nova etapa foi discutida em reunião virtual com coordenadores municipais de imunização na última sexta-feira (8), definindo fluxos de registro e estratégias de intensificação. As ações incluem campanhas de vacinação, bloqueios rápidos de casos suspeitos, busca ativa de sintomáticos e iniciativas educativas, em parceria com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.