O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elevou o tom contra o tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, afirmando nesta terça-feira (12) que a medida “não ficará impune” e prometendo que tanto o povo americano quanto o presidente Donald Trump “vão sofrer as consequências” da taxação.
Em entrevista à BandNews, Lula ironizou o alto preço da carne nos EUA e disse que a população norte-americana perceberá o impacto das tarifas. “O povo tem que sentir na pele para saber qual será a reação às taxas do presidente Trump”, declarou, acusando o republicano de agir com “certa anormalidade” e “complexo de superioridade” nas relações comerciais.
O presidente anunciou que assinará, nesta quarta-feira (13), uma medida provisória criando uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas brasileiras afetadas pelo tarifaço. Segundo Lula, o valor é “só o começo” do plano de contingência, que poderá ser ampliado.
Com críticas diretas à condução de Trump, Lula disse que a relação entre países deve ser pautada por interesses políticos e econômicos, e não por conveniências pessoais ou ideológicas.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.