O ex-deputado federal Fábio Trad (sem partido) vem ganhando espaço no cenário político de Mato Grosso do Sul após adotar um discurso mais alinhado à esquerda nas redes sociais. Cotado para disputar o Governo do Estado pelo PT, Trad tem publicado vídeos diários em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e críticas a adversários políticos, o que vem refletindo em rápido crescimento de sua base digital.
Em janeiro, o ex-parlamentar tinha menos de 30 mil seguidores no Instagram. Hoje, soma 87,4 mil, número que já supera o do atual governador Eduardo Riedel (PSDB), com 84,5 mil seguidores. O desempenho online é visto como um dos trunfos de Fábio Trad na corrida eleitoral.
Indicado recentemente para um cargo no Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), no governo Lula, o ex-deputado se consolidou como um dos principais defensores do petismo em Mato Grosso do Sul. Nos últimos vídeos, declarou que “Lula é o nome”, elogiou o pedido de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro por “traição à pátria” e criticou o ex-presidente Donald Trump por medidas contra familiares do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Trad deve oficializar a filiação ao PT nesta quarta-feira (20), em ato com a presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, e o presidente nacional do partido, Edinho Silva. Após a filiação, o ex-deputado pretende intensificar a participação em agendas petistas, buscando apoio da militância para consolidar sua pré-candidatura.
A movimentação pode gerar impacto direto nas articulações políticas locais. Trad é o único nome do PT colocado para a disputa ao Governo até o momento, o que pode afetar os planos de seu irmão, senador Nelsinho Trad (PSD), que tenta viabilizar candidatura ao Senado com apoio do grupo de Riedel. Aliados do governador já sinalizaram dificuldade em sustentar a candidatura de Nelsinho caso Fábio confirme a entrada na disputa pelo PT.
Entre os possíveis concorrentes ao Governo, o deputado federal Marcos Pollon (PL) lidera nas redes sociais, com 314 mil seguidores no Instagram, impulsionado pela atuação nacional à frente da Associação Pró Armas.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Investiga MS