Terça, 19 de Agosto de 2025

Mato Grosso do Sul lança campanha emergencial de vacinação contra o sarampo

“MS Vacina Mais: Sarampo” ocorre de 18 a 31 de agosto para proteger população diante de risco de reintrodução do vírus

19/08/2025 às 12h21
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Helton Davis
Foto: Helton Davis

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), publicou a Nota Técnica nº 05/2025 instituindo a campanha emergencial de intensificação contra o sarampo em todo o Estado. A ação é motivada pelo aumento de casos da doença em países vizinhos e pela declaração de emergência de saúde pública na Bolívia, que já contabiliza 269 casos confirmados, além de notificações no Paraguai.

A campanha “MS Vacina Mais: Sarampo” será realizada entre 18 e 31 de agosto, com Dia D de mobilização em 30 de agosto, abrangendo os 79 municípios do estado. A estratégia inclui a aplicação da dose zero para bebês de 6 a 11 meses e a vacinação seletiva de pessoas de 12 meses a 59 anos sem histórico vacinal ou com esquema incompleto.

Além da imunização, estão previstas ações de sensibilização e capacitação, como os seminários “Imersão em Sarampo” em Dourados (28/08) e Ponta Porã (29/08), voltados para equipes de saúde. Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES, destacou que a mobilização busca interromper qualquer possibilidade de transmissão, priorizando áreas de maior vulnerabilidade.

A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, reforçou a importância da adesão da população. “A vacinação é a principal forma de prevenção. É fundamental que todos verifiquem sua situação vacinal e procurem o serviço de saúde para se proteger e proteger a comunidade”, afirmou.

Até a semana epidemiológica 32, Mato Grosso do Sul registrou 29 casos suspeitos de sarampo, sendo 25 descartados e 4 em investigação, reforçando a necessidade de ação imediata para evitar a reintrodução do vírus no estado.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários