Quarta, 03 de Setembro de 2025
Publicidade

UEMS inicia aulas gratuitas de português para migrantes em Mato Grosso do Sul

Programa “UEMS Acolhe” oferece cursos para facilitar integração e comunicação de imigrantes em seis municípios

03/09/2025 às 10h52
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O segundo semestre do curso de português para migrantes internacionais, ofertado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) por meio do Programa de Extensão Universitária “UEMS Acolhe”, já começou. As primeiras aulas ocorreram em Cassilândia e Dourados nos dias 30 e 31 de agosto, e nos próximos dias o curso se expandirá para Campo Grande, Naviraí, Corumbá, Sidrolândia e Nova Andradina.

O programa, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), já beneficiou mais de quatro mil migrantes de 35 nacionalidades, incluindo venezuelanos, haitianos, colombianos, senegaleses e egípcios. As aulas são divididas em níveis básico, intermediário e avançado, permitindo que recém-chegados ou migrantes com algum domínio da língua portuguesa aprimorem suas habilidades.

Segundo o coordenador do programa, professor doutor João Fábio Sanches Silva, no primeiro semestre de 2025, 246 alunos concluíram o curso e receberam certificados, que podem ser utilizados como documento oficial de proficiência em língua portuguesa para fins de naturalização.

O curso é 100% gratuito, possui carga horária de 60 horas, distribuídas em 15 semanas, e visa facilitar a comunicação no dia a dia e o acesso a serviços essenciais no Brasil. Ainda há vagas disponíveis no polo de Campo Grande, e os interessados podem obter informações pelo e-mail uemsacolhe@uems.br ou pelo WhatsApp (67) 3901-1888.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Dourados News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários