A senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), afirmou em entrevista ao podcast Política de Primeira que poderia aceitar o convite para disputar a vaga de vice-presidente nas eleições de 2026, dependendo de quem a convidar e das circunstâncias políticas. Ela, no entanto, ressaltou que essa não é sua prioridade no momento.
“Se eu for convidada, claro que me interesso, mas não é meu projeto de vida. O vice é a última peça que se coloca, depende da composição da chapa”, disse Tereza Cristina, destacando que só novas definições políticas no próximo ano permitirão avanços nesse sentido.
O cenário da direita para 2026 segue fragmentado, com vários presidenciáveis, entre eles o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ratinho Jr. (Paraná). O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível até 2030 e aguarda julgamento no STF que pode definir seu futuro político.
De acordo com a legislação eleitoral, senadores podem disputar outros cargos sem se afastar do mandato, permitindo que Tereza Cristina continue no Senado enquanto avalia oportunidades na corrida presidencial.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.