A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados encaminhou nesta terça-feira (23) ao Conselho de Ética representações pedindo a suspensão temporária dos mandatos de Zé Trovão (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS), por envolvimento na ocupação do plenário ocorrida em agosto.
As punições foram recomendadas pelo corregedor da Casa, deputado Diego Coronel (PSD-BA), que avaliou a conduta de 14 parlamentares e indicou censuras escritas para todos, além das três suspensões que dependem do aval do Conselho de Ética. No caso de Marcos Pollon, a sugestão é de 90 dias de suspensão por declarações difamatórias contra o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e 30 dias por obstrução à presidência, resultando em duas representações distintas.
Zé Trovão e Marcel van Hattem também respondem a ações por 30 dias de suspensão, por impedirem Hugo Motta de reassumir a cadeira da presidência durante o protesto da oposição contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Agora, o Conselho de Ética precisará pautar a análise das ações, instaurar os processos e sortear os relatores que conduzirão cada representação.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações CNN