Quinta, 02 de Outubro de 2025

Outubro promete calor extremo e chuvas irregulares em grande parte do Brasil

Sul, Sudeste e Centro-Oeste enfrentam temperaturas acima da média, enquanto regiões do Norte e Nordeste terão dias mais amenos; sul do país deve ter temporais e risco de geadas tardias

02/10/2025 às 11h09
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O mês de outubro deve trazer calor intenso e chuvas irregulares em diversas regiões do Brasil, segundo previsão do Climatempo. Temperaturas médias ficarão acima do normal na maioria das áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Piauí, norte da Bahia e regiões do sertão nordestino, com picos próximos ou acima de 40°C em estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Já o Norte e algumas áreas do Nordeste devem registrar temperaturas dentro ou um pouco abaixo da média, incluindo Roraima, interior do Amapá, Pará, Rondônia, Amazonas e Acre. O volume de chuva deve ficar abaixo da média na maior parte do país, especialmente no centro-oeste dos estados da região Sul, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, norte de Goiás e Tocantins.

Em contrapartida, a previsão aponta chuvas acima da média no leste da região Sul, incluindo Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, com risco de temporais, granizo e possíveis transtornos à população. Há ainda possibilidade de formação de ciclone extratropical próximo à costa gaúcha.

Na segunda quinzena de outubro, o Climatempo indica aumento da frequência das pancadas de chuva e formação de corredores de umidade. A passagem de uma frente fria continental pode provocar queda acentuada de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com risco de geada tardia em áreas altas das serras do Sul e na fronteira com o Uruguai.

O início do mês deve ser marcado por dias muito quentes no Sudeste, centro-norte do país e norte do Paraná, exigindo atenção da população e cuidados redobrados com hidratação e exposição ao sol.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários