Quinta, 09 de Outubro de 2025

Governo de Mato Grosso do Sul abre portas e transforma vidas com qualificação profissional e emprego

Ao comemorar 48 anos, Mato Grosso do Sul conta sua história através do seu povo e das oportunidades que mudam a vida das pessoas. Muitas vezes o qu...

09/10/2025 às 06h36
Por: WK Notícias Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Ao comemorar 48 anos, Mato Grosso do Sul conta sua história através do seu povo e das oportunidades que mudam a vida das pessoas. Muitas vezes o que falta é um apoio e qualificação profissional, para abrir portas que antes estavam fechadas. Com este foco o Governo do Estado criou dois programas inovadores: Voucher Transportador e Voucher Desenvolvedor.

Katielly de Souza Pereira não estava satisfeita com sua carreira profissional e sonhava em mudar de vida. Foi quando ela resolveu se tornar motorista. Primeiro tirou a carteira “D” para ser tratorista em uma fazenda em Ivinhema. Animou e queria seguir nesta profissão.

>Katielly de Souza (Arquivo Pessoal)
>Katielly de Souza (Arquivo Pessoal)

Anos depois conheceu o “Voucher Transportador” pelas redes sociais. O programa do Governo do Estado proporciona qualificação gratuita para motoristas de carga e ônibus. Além de receber treinamento especializado, os participantes têm a oportunidade de adicionar as categorias “D” e “E”, sem nenhum custo.

“Fiz a inscrição, mas não estava confiante, porém entraram em contato comigo na terceira chamada. Fiz o curso e consegui a carteira “E” sem gastar nada. Terminei tudo em julho de 2024. Foi quando já comecei a procurar emprego na área. Meu objetivo era dirigir carreta. Na época ganhava um salário mínimo como promotora de vendas”.

Ela seguiu confiante e as oportunidades começaram a aparecer. A primeira chance foi em Ribas do Rio Pardo, no entanto tinha que morar na cidade. “O aluguel era caro, tenho dois filhos também, mas não desisti e continuei atrás. Foi quando fui selecionada para outra empresa como motorista de carreta. Agora dirijo uma (carreta) de nove eixos (tritrem) e estou há um ano e dois meses na função. Com salário muito melhor”.

>Katielly de Souza transporta madeira no Vale da Celulose (Foto: Arquivo Pessoal)
>Katielly de Souza transporta madeira no Vale da Celulose (Foto: Arquivo Pessoal)

Com o coração na estrada, ela faz a rota Sonora, Ribas do Rio Pardo, Palmeiras (distrito) e Campo Grande. “Os cursos e o Voucher foram importantes para eu conseguir este emprego. Se não fosse o programa não tinha chegado onde desejava. Agora posso dar melhores condições para minha família”.

Estas histórias foram possíveis por uma decisão e convicção da gestão estadual. "O Governo é um agente que liga os pontos, para alcançar as pessoas. Para ter um Estado próspero, ele precisa ser inclusivo, chegar lá na ponta. Este é um programa para quem busca um emprego, uma nova oportunidade, em um setor que tem uma demanda reprimida e precisa de profissionais qualificados. Nosso objetivo é facilitar e tornar isto possível, para aumentar a renda das pessoas”, afirmou o governador Eduardo Riedel. 

>Voucher Transportador abre portas para quem deseja seguir na profissão (Foto: Álvaro Rezende)
>Voucher Transportador abre portas para quem deseja seguir na profissão (Foto: Álvaro Rezende)

Premiação e reconhecimento

Rafael Rodrigues é mais um exemplo de que quando as “portas se abrem” as oportunidades aparecem. Ele foi aluno do “Voucher Desenvolvedor”. O programa atende à crescente demanda por profissionais na área de Tecnologia da Informação, promovendo a formação técnica de jovens e adultos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Depois de fazer parte do programa, Rafael foi premiado em diversas maratonas nacionais da área e ainda conseguiu sucesso na profissão. “Computadores, equipes e professores me ajudaram a trazer medalhas para Mato Grosso do Sul na área de desenvolvimento de sistemas. Só posso agradecer, nunca pensei viver tudo isto. Atualmente vou fazer um projeto de um sistema para o (hospital) São Julião”, afirmou.

>Rafael Rodrigues ex-aluno do Voucher Desenvolvedor (Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc)
>Rafael Rodrigues ex-aluno do Voucher Desenvolvedor (Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc)

Rodrigues destaca que o programa deu o suporte e as condições para este avanço profissional. “O Voucher (Desenvolvedor) conseguiu realizar e contribuir com a minha formação. Estou vivenciando toda esta experiencia com desenvolvimento de software. Atualmente a área de programação é uma das melhores para seguir, com crescimento muito alto. Se estudar e se dedicar consegue ir muito longe, tem espaço para o futuro”.

Para o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, o Voucher Desenvolvedor nasceu com o propósito de conectar a juventude ao mercado de trabalho, com foco na demanda real do setor produtivo, especialmente na área de tecnologia.

“Esse é um exemplo concreto de como a qualificação técnica, aliada ao planejamento e à articulação com o setor produtivo, pode transformar a realidade de centenas de jovens. A tecnologia é uma das prioridades do Governo do Estado, e formar profissionais para esse mercado é fundamental”.

>Voucher Desenvolvedor teve estudantes como público alvo (Foto: Álvaro Rezende)
>Voucher Desenvolvedor teve estudantes como público alvo (Foto: Álvaro Rezende)

Esaú Aguiar, secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, garantiu que Mato Grosso do Sul está se transformando em referência nacional, com programas que levam qualificação e dão novas oportunidades a quem procura. Inclusão, geração de empregos e aumento de renda.

“Estamos preparando nosso capital humano para as profissões do futuro, de forma inclusiva e estratégica. O Voucher Desenvolvedor é uma política pública que transforma realidades e impulsiona a modernização do nosso Estado. Ele foi pensado para gerar resultados rápidos e efetivos”, completou.

>Governador no lançamento do MS Qualifica (Foto: Saul Schramm)
>Governador no lançamento do MS Qualifica (Foto: Saul Schramm)

Qualificação

Para coordenar e abrigar todas estas iniciativas de sucesso, o Governo do Estado criou o programa MS Qualifica já atendeu milhares de pessoas desde 2023 com capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho. A principal missão é capacitar profissionais para setores que estão com vagas abertas, mas que não são preenchidas por falta de qualificação.

O Voucher Transportador já beneficiou 2.688 profissionais. Pessoas que já eram do setor ou se interessaram em se tornar motoristas, mas muitas vezes não tinham recursos para fazer os cursos e trocar a habilitação para as categorias D e E. Uma demanda que surgiu do setor de transporte, que tem muitas vagas disponíveis.

Já o Voucher Desenvolvedor já formou 372 alunos, distribuídos em cinco municípios: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas. Desenvolvido pela Semadesc, em parceria com a SED (Secretaria de Educação) e Fecomércio (Sistema da Federação de Comércio), teve como público alvo alunos do ensino médio da Rede Estadual de Ensino. O Governo do Estado já emitiu 16.670 certificados de capacitação profissional desde 2023. 

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto de capa: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários