A Câmara Municipal de Campo Grande recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), o lançamento do programa “Banco Vermelho”, uma ação que transforma bancos em pontos de reflexão sobre mulheres vítimas de feminicídio. A iniciativa é da vereadora Luiza Ribeiro (PT) e conta com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-MS).
Durante o lançamento, o superintendente da Conab-MS, Agnaldo Dias, destacou a importância da mobilização contra a violência de gênero. “O Banco Vermelho, além de ser um informativo, é um símbolo para refletirmos sobre o feminicídio. Saímos do mapa da fome, agora precisamos sair do mapa do feminicídio”, afirmou.
Luiza Ribeiro explicou que o programa surgiu na Itália em 2016 e chegou ao Brasil por meio de duas pernambucanas que perderam amigas para o feminicídio. “O banco é um ponto na paisagem urbana para refletir sobre a violência contra as mulheres, desejar o fim da misoginia e levantar-se para agir”, disse a parlamentar.
O banco inaugurado na Câmara é itinerante e vai percorrer instituições como o Ministério Público do Trabalho (MPT/MS), a UFMS, IFMS, Casa da Mulher Brasileira e Instituto Mirim, com a perspectiva de expandir o projeto para todo o estado.
Os dados da Sejusp apontam que, em 2025, Mato Grosso do Sul registrou 29 casos de feminicídio e mais de 16,4 mil ocorrências de violência doméstica contra mulheres. Em 2024, foram contabilizados 35 feminicídios e mais de 21 mil casos de agressão.
A Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, oferece atendimento 24 horas e serviços que incluem Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Defensoria Pública, Ministério Público, Vara Judicial de Medidas Protetivas, acompanhamento social e psicológico, alojamento e brinquedoteca. Contatos de emergência podem ser feitos pelos números 153, 180 ou 190, e pelo WhatsApp do Promuse: (67) 99180-0542.
O programa “Banco Vermelho” reforça a necessidade de conscientização e ação contra a violência de gênero, servindo como memorial e alerta permanente para a sociedade.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Midiamax