Segunda, 13 de Outubro de 2025

TJMS corta burocracia e autoriza juízes a decidir internações sem esperar parecer técnico

Mudança busca agilizar decisões emergenciais e evitar atrasos em casos de pacientes que aguardam vagas hospitalares

13/10/2025 às 11h31
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) determinou que os juízes não precisam mais esperar parecer do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (NATJus) para decidir sobre pedidos urgentes de internação hospitalar. A medida, publicada no Diário da Justiça nesta segunda-feira (13), pretende acelerar decisões em casos críticos e evitar que pacientes fiquem desassistidos por causa de entraves burocráticos.

Com a nova regra, o parecer técnico do NATJus passa a ser opcional e só será solicitado em situações excepcionais, mediante decisão expressa do magistrado. O tribunal destacou que a análise sobre o nível de urgência e a prioridade da internação é competência exclusiva do médico regulador, e não do núcleo técnico.

A portaria reforça ainda que a gestão das vagas hospitalares é uma atribuição da estrutura administrativa da saúde pública, e que as avaliações técnico-científicas do NATJus não se aplicam a esse tipo de demanda, de caráter puramente regulatório.

Outro ponto considerado é o limite de permanência nas unidades de pronto atendimento, que, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), é de 24 horas — após esse prazo, o paciente deve ser internado.

Em audiência recente na Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Campo Grande revelou que, somente em 2024, cerca de R$ 27 milhões já foram bloqueados judicialmente para atender determinações na área da saúde, sendo mais de R$ 21 milhões destinados a cirurgias.

Com a decisão, o TJMS busca agilizar o acesso de pacientes a leitos hospitalares e garantir respostas mais rápidas em situações de emergência médica.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Campo Grande News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários