Terça, 21 de Outubro de 2025

Fux pede devolução de voto e adia publicação do acórdão que condenou Bolsonaro

Ministro do STF quer revisar detalhes gramaticais antes da conclusão do julgamento; ele foi o único a votar pela absolvição do ex-presidente

21/10/2025 às 10h21
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou a devolução de seu voto no processo que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Segundo o ministro, o pedido tem como objetivo realizar ajustes gramaticais antes da finalização do acórdão.

Com a devolução do voto, a publicação do documento — que reúne todas as manifestações dos ministros e o resultado final do julgamento — ficará temporariamente suspensa. Fux havia sido o único integrante da Primeira Turma do STF a divergir do relator Alexandre de Moraes, votando pela absolvição de Bolsonaro.

De acordo com o regimento interno do Supremo, cada gabinete tem até 20 dias para entregar a versão revisada de seus votos, e o prazo máximo para a publicação do acórdão é de 60 dias a partir da aprovação da ata da sessão, ocorrida em 24 de setembro.

Após a entrega de todos os votos, o material será enviado à Secretaria das Sessões e, posteriormente, ao gabinete de Moraes, responsável por redigir a ementa e o texto final do acórdão. Somente após essa publicação as defesas dos réus poderão apresentar recursos formais.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários