
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) retoma nesta quarta-feira (29) a votação do projeto de lei do Poder Executivo que autoriza o Estado a contratar empréstimo de US$ 80 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O recurso será destinado à cobertura contingente de obrigações contratuais da Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).
A proposta estava pautada para votação na terça-feira (28), mas foi adiada após pedido de vista do deputado João Henrique Catan (PL), que solicitou mais tempo para análise. O prazo regimental de 24 horas encerra nesta quarta, quando o texto volta à pauta.
Além do projeto do empréstimo, os parlamentares também apreciam outras propostas de impacto financeiro e social. Entre elas, o Projeto de Lei 172/2025, de autoria do deputado Gerson Claro (PP), que prevê o uso de parte da arrecadação de multas de trânsito para custear o programa CNH MS Social, voltado à emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a condutores de baixa renda.
Outro item da pauta é o Projeto de Lei 218/2024, do deputado Pedro Kemp (PT), que garante aos beneficiários de planos de saúde o direito de apresentar carteiras físicas de identificação em vez de aplicativos ou tokens digitais, nos casos previstos.
Em segunda discussão também está o Projeto de Lei Complementar 07/2025, proposto pelo Ministério Público Estadual (MPMS), que altera regras de remoção e preenchimento de vagas nas Promotorias de Justiça de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.
Os deputados analisam ainda o Projeto de Lei 261/2025, que cria um novo programa de recuperação fiscal (Refis), permitindo descontos de até 80% em multas e ampliando o prazo para pagamento de débitos relacionados ao ICMS e ao Fundersul.
Na mesma sessão, deve ser votado em primeira discussão o Projeto de Lei 180/2025, do deputado Caravina (PSDB), que inclui no calendário oficial de eventos do Estado o Pantanal Tech MS, a ser realizado anualmente na UEMS de Aquidauana, no último fim de semana de junho.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.