Quinta, 30 de Outubro de 2025

CCJ de Campo Grande barra 13 projetos de lei por inconstitucionalidade

Entre os vetos estão propostas sobre “cura gay”, isenção de IPTU, rastreadores em caminhões, gratuidade para lactantes e regras de contratação de servidores

30/10/2025 às 11h02
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Campo Grande analisou 65 projetos de lei e declarou 15 deles inconstitucionais, impedindo que fossem encaminhados para votação no plenário.

Entre os vetos está o projeto do vereador Jean Ferreira (PT), que buscava proibir práticas de “reversão sexual” ou “cura gay” no município, direcionadas a pessoas LGBTQIAPN+.

Também foi considerado irregular o projeto do vereador Rafael Tavares (PL), que pretendia garantir isenção de IPTU para imóveis residenciais em ruas sem pavimentação ou iluminação adequada.

Outro projeto barrado foi o do vereador André Salineiro (PL), que obrigaria a prefeitura a instalar rastreadores eletrônicos em caminhões contratados para serviços públicos. Já o do deputado Ronilço Guerreiro (Podemos) previa o pagamento em 60 dias das emendas parlamentares destinadas a organizações da sociedade civil, e outro projeto do mesmo autor, que modificaria a posse do prefeito e vice, também foi considerado inconstitucional.

A CCJ ainda vetou duas propostas da vereadora Luiza Ribeiro (PT): a obrigatoriedade de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos, a gratuidade no transporte coletivo urbano para lactantes e doadoras de leite humano, e o projeto que vedaria restrições à contratação e recontratação de servidores temporários em razão de afastamento para tratamento de saúde.

Por fim, o projeto do vereador Veterinário Francisco (União), que desobrigaria entregadores de aplicativos a subirem em apartamentos ou casas para entregar encomendas, também foi declarado inconstitucional, encerrando a tramitação dessas matérias na Câmara.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Investiga MS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários