Quarta, 05 de Novembro de 2025

Deputados votam LOA 2026 com orçamento de R$ 27,19 bilhões em Mato Grosso do Sul

Proposta do Governo do Estado entra em primeira discussão na ALEMS junto a outros quatro projetos nesta quarta-feira (5)

05/11/2025 às 08h34
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Wagner Guimarães
Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) inicia nesta quarta-feira (5) a votação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que prevê uma receita de R$ 27,19 bilhões para o próximo exercício. A proposta, apresentada pelo Poder Executivo, será apreciada em primeira discussão durante a sessão ordinária que começa às 9h, aberta à imprensa e ao público.

O Projeto de Lei 257/2025 foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) na semana passada. No total, foram apresentadas 235 emendas, das quais 212 foram acatadas. O texto define a estimativa de receitas e fixa as despesas do Estado, orientando a execução orçamentária e financeira de 2026.

Além da LOA, os parlamentares devem votar outros quatro projetos. Entre eles, o Projeto de Lei 117/2022, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), que propõe a divulgação de informações e alertas contra o racismo e outras formas de discriminação em eventos culturais e esportivos. A matéria foi inicialmente apresentada pelo deputado Amarildo Cruz, falecido em 2023, reconhecido por sua atuação na defesa da igualdade racial.

Também entra em pauta, em segunda discussão, o Projeto de Lei 136/2025, da deputada Gleice Jane (PT), que institui o Dia Estadual de Luta pelos Direitos das Empregadas e Empregados Domésticos, celebrado em 1º de junho, data que remete à promulgação da Lei Complementar 150/2015, conhecida como a PEC das Domésticas.

Em redação final, será votado o Projeto de Lei 183/2025, do deputado Renato Câmara (MDB), que cria o Dia Estadual do Varejista, além do Projeto de Decreto Legislativo 10/2025, também de sua autoria, que reconhece a tradicional Fogueira de Jateí como Patrimônio Imaterial e Cultural de Mato Grosso do Sul.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários