
Evento realizado em Campo Grande, reuniu o trade turístico local para detalhar o Plano Brasis, com um plano de ação exclusivo para promover os destinos do estado
Mato Grosso do Sul deu um importante passo para fortalecer sua posição como destino no mercado global. Na terça-feira (11), a Embratur, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, e o Sebrae realizaram o encontro de apresentação e devolutiva do Plano Brasis 2025–2027. De forma inédita, o evento apresentou ao trade turístico local, as diretrizes do Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil e o plano de ação específico para promover o estado internacionalmente.
O documento é resultado de um processo de escuta ativa realizado com os principais atores do setor em MS. O encontro desta terça-feira funcionou como uma devolutiva desse processo, apresentando uma estratégia construída coletivamente e alinhada às potencialidades únicas do estado. O foco principal da promoção será o ecoturismo, o turismo de aventura e a rica biodiversidade local, ações que agora estarão alinhadas à estratégia nacional da Embratur.

Diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis explicou que a metodologia do Plano Brasis analisou mais de 32 variáveis para definir os mercados emissores prioritários para Mato Grosso do Sul, sugerindo ações de curto, médio e longo prazo. O diretor enfatizou ainda que “a estratégia vai além de apenas focar no país, mas sim em nichos de público específicos”.
Ao afirmar que o Brasil está numa onda muito boa, Bruno Reis celebrou ainda os resultados recordes do turismo internacional no Brasil, que ultrapassou pela primeira vez os 7 milhões de visitantes, atingindo 7,6 milhões em outubro e superando as metas que foram estabelecidas para o ano.
Diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling evidenciou que o Plano Brasis representa um marco importante para o turismo internacional do país e reforça o trabalho que já vem sendo realizado no estado. “O mais importante é que ele traz diretrizes específicas para cada estado, reconhecendo as particularidades e potencialidades regionais. Isso vai ajudar muito os destinos que ainda não possuem uma estratégia própria. No nosso caso, o documento vem para fortalecer o que já vínhamos desenvolvendo. Nosso papel agora é avaliar o que foi desenhado para o estado, fazer os ajustes e potencializar o que já está posto”, afirmou.
Para Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae no MS, o plano é fundamental para a eficiência e o alinhamento do setor. “O Plano Brasis alinha a estratégia das nossas instituições para promover Mato Grosso do Sul no mercado internacional, direcionando esforços e investimentos com base em dados e resultados efetivos. O Sebrae atua no fomento ao turismo para a inclusão dos pequenos negócios em diferentes elos da cadeia, da gastronomia e economia criativa à hospedagem e aos atrativos. Sabendo das principais necessidades e interesses dos turistas estrangeiros, podemos apoiar os empreendedores para que se preparem para esse mercado internacional de forma assertiva”.

Estratégia
O Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional de Mato Grosso do Sul orienta a atuação do estado no mercado internacional, alinhando as diretrizes nacionais às vocações locais.
Diversos destinos foram destacados como pilares centrais da promoção. O estado, que abriga 65% da maior planície alagável do planeta, o Pantanal, foi orientado a associar suas experiências ao conceito de "safári". A estratégia destacou produtos como a hospedagem imersiva em fazendas, o safári fotográfico, a Cavalgada Pantaneira e os cruzeiros fluviais.
Eleito 18 vezes o melhor destino de Ecoturismo do Brasil, Bonito e seu entorno serão promovidos por suas experiências em rios de águas cristalinas, grutas (como a do Lago Azul) e o Abismo Anhumas. O plano recomenda vincular a região à crescente demanda global por bem-estar, autocuidado e imersão na natureza. A iniciativa também destaca o potencial de Campo Grande como pólo de eventos, impulsionado pelo Bioparque Pantanal e as Várzeas do Rio Ivinhema para a observação de aves.
Dividido em três níveis, a estratégia traz os mercados emissores prioritários para Mato Grosso do Sul. Para atingir e potencializar estes públicos, o plano incentiva o uso de campanhas cooperadas, além da realização de press trips e famtours.
Além disso, os participantes do evento conheceram os principais mercados emissores para o estado, perfil dos viajantes, motivação das viagens, entre outros pontos.
Comunicação Fundtur-MS
Fotos: Fundtur MS e Embratur