Domingo, 07 de Setembro de 2025
Publicidade

Putin cancela tratado de controle de mísseis nucleares com EUA

Especialistas temem consequências catastróficas para todo o planeta

21/02/2023 às 10h36 Atualizada em 22/02/2023 às 04h41
Por:
Compartilhe:
Putin assinou o Pacto em 2010, com validade até 2026
Putin assinou o Pacto em 2010, com validade até 2026

O presidente russo, Vladimir Putin, surpreendeu o mundo na manhã desta terça-feira (21), ao anunciar a suspensão da participação da Rússia no tratado Novo Start.

O acordo, que é o último pacto de controle de mísseis nucleares vigente entre os Estados Unidos e a Rússia, foi assinado em 2010 e deveria permanecer válido até 2026.

Em um discurso emocionado sobre o primeiro ano da guerra na Ucrânia, Putin reiterou que a Rússia não irá atacar primeiro. No entanto, o líder russo deixou claro que o país está preparado para se defender de eventuais ameaças externas.

“Não nos deixaremos intimidar por aqueles que buscam transformar um conflito local em uma guerra global”, declarou Putin ao parlamento. “Se houver provocação, seremos forçados a agir de forma adequada. A Rússia não pode ser derrotada.”

O tratado Novo Start estabelece que tanto a Rússia quanto os Estados Unidos, que detêm cerca de 90% do arsenal nuclear mundial, mantenham no máximo 1.600 ogivas nucleares em prontidão.

Com a suspensão do acordo, especialistas temem que uma nova corrida armamentista seja iniciada, o que poderia trazer consequências catastróficas para todo o planeta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários