Sábado, 13 de Setembro de 2025

Gilmar Mendes pede para regular censura das redes sociais

Ministro usou como argumento atos do dia 8 de janeiro

08/03/2023 às 11h21 Atualizada em 08/03/2023 às 12h11
Por:
Compartilhe:
Mendes pede normatização de medidas contra a divulgação de notícias
Mendes pede normatização de medidas contra a divulgação de notícias

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a regulação - censura - das redes sociais e sugeriu que a Advocacia-Geral da União (AGU) discuta os termos para tornar a medida viável, na terça-feira, 7, ao lado do advogado-geral da União, Jorge Messias.

“Certamente, talvez um dos trabalhos mais importantes que a AGU deve realizar é um debate sobre a própria regulação das redes”, defendeu Mendes. “É uma questão fundamental.”

O ministro alegou que os atos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes, poderiam servir como uma janela de oportunidade para trazer o debate sobre o assunto à tona.

De acordo com o magistrado, a norma que trata de medidas previstas contra a divulgação de notícias que “atentam” contra a moral, como a questão da democracia, deveria ser inserida.

“Devemos ficar atentos e discutir de maneira muito tranquila, ponderada, sem nenhuma violação à liberdade de expressão”, afirmou. “Mas permitir que a liberdade de expressão seja usada com responsabilidade", que na verdade não é bem assim, já que muito cidadão de bem foi preso e censurado nas redes sociais, injustamente.

A declaração de Mendes ocorreu depois de Messias anunciar que a AGU decidiu se juntar às demais instituições no combate ao que chamou de “mentiras deliberadas que pretendem levar à ruína os alicerces que sustentam o Estado Democrático de Direito”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários