O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) é alvo de três notícias-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta "transfobia", após o seu discurso na tribuna da Câmara dos Deputados para defender as mulher, no Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Com irônia e utilizando uma peruca loura, o parlamentar se apresentou como “deputada Nikole” para alertar sobre o cenário atual em relação as mulheres, que estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres em todas as esferas da sociedade, e que o movimento feminista está acabando com a valorização da família, onde faz questão de fortalecer a masculinização para que as mesmas sejam enfraquecidas.
Deste modo, o parlamentar não está errado, já que as mulheres lutaram arduamente por um espaço na sociedade ao longo dos anos, que agora estão perdendo essa conquista para homens que se sentem mulheres, e pior, são obrigadas a permanecerem caladas ou correm o risco de serem presas e punidas.
É como se tivessem caido num armadilha. A maioria tentou se desvencilhar bravamente de homens opressores, que agora estão se tornando vítimas da sua própria luta, quiça um retrocesso. Muitas aindam não exergaram que estão sendo "armodaçadas" com a ilusão do empoderamento feminino, sendo que a sua luta é por respeito e reconhecimento, e o papel familiar é muito importante neste cenário.
Relator
Até o momento, duas das três notícias-crime terão o ministro André Mendonça como relator.
A primeira petição, da bancada do PSOL, foi distribuída de forma comum (por sorteio); a segunda – assinada pela Aliança Nacional LGBTI e a Associação Brasileira de Família Homoafetivas (ABRAFH) -, entretanto, foi direcionada a Mendonça por prevenção. Isso acontece quando mais de um pedido tem algum tipo de conexão.
Declarações de apoio
Nikolas recebeu apoio de inúmeras mulheres, homens héteros e pelos fihos do ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro, além de seus eleitores.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que o discurso foi “excelente” e ainda afirmou “nem todo mundo fica à vontade de bater foto quando tem um trans no meio e dizer que aquela foto é só de mulheres”. O filho “04”, Jair Renan, classificou a fala de Nikolas como “incrível”.
1,5 milhão de votos
Natural de Minas Gerais, Nikolas Ferreira se tornou o deputado federal mais votado do País nas últimas eleições. Filiado ao PL, o jovem que recebeu quase 1,5 milhão de votos.