O senador Sergio Moro usou as redes sociais neste domingo (12) para fazer um “resumo” do governo Lula neste início de mandato. Em publicação no Twitter, o ex-juiz afirmou:
“(…) Ataque à lei das estatais para loteamento político, esposas de ministros nos Tribunais de Contas e o desejo de ter o advogado e amigo pessoal no STF. Onde está a impessoalidade? Como fica a independência das instituições? Estaremos de olho.”
O presidente Lula admitiu no começo do mês a possibilidade de indicar o seu ex-advogado de defesa Cristiano Zanin para a vaga de Ricardo Lewandowski no STF. O ministro deixará a função em maio, quando completa 75 anos.
Em março de 2022, interlocutores de Lula já admitiam que, caso eleito, o petista deveria nomear Zanin para uma das duas vagas que se abrirão no Supremo em 2023.
Um bom resumo do Governo Lula até aqui: ataque à lei das estatais para loteamento político, esposas de ministros nos Tribunais de Contas e o desejo de ter o advogado e amigo pessoal no STF. Onde está a impessoalidade? Como fica a independência das instituições?Estaremos de olho. https://t.co/wK0PvEwcSb
— Sergio Moro (@SF_Moro) March 12, 2023