Sábado, 13 de Setembro de 2025

Dilma subtraiu 6 ítens do Governo ao entregar mandato

Ex-presidente não pagou dívida de R$ 4,8 mil pelos objetos ao TCU

20/03/2023 às 10h59
Por:
Compartilhe:
Dilma Rousseff (PT) incorporou a seu acervo pessoal 144 bens
Dilma Rousseff (PT) incorporou a seu acervo pessoal 144 bens

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) incorporou a seu acervo pessoal 144 bens recebidos em cerimônias no exterior e no Brasil entre 2011 e 2016, período em que ela foi a chefe do Executivo.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a busca dos itens ainda em 2016. No entanto, em 2020, a unidade técnica da União afirmou ao órgão que os presentes não foram encontrados.

Na época, o valor correspondia a quase R$ 5 mil, que não foram pagos por Dilma, pois após tentativas de cobranças, o Acórdão 1577/2020 decidiu dispensar a cobrança.

Ao Tribunal de Contas, a Presidência da República informou em 2019 que os objetos tinham sido localizados, mas faltavam seis itens, de acordo com o Relatório Final da Comissão Especial que tratou do assunto à época.

“Em relação à ex-presidente Dilma Rousseff, em que pesem as tentativas de cobrança, não consta do processo o recolhimento do montante indicado”, indicou o órgão, em 2020.

A decisão do TCU considerou que o valor era de baixa materialidade.

“Assim, como o total relativo aos bens faltantes da ex-presidente Dilma Rousseff era de baixa materialidade, não cabia ao TCU a cobrança desse valor”, explicou o tribunal.

Veja a relação de itens não devolvidos por Dilma:

  1. Rede de Descanso intitulada de Hamaca de Tejido Larense;
  2. Travessa em madeira do fabricante Muskoka;
  3. Relógio de mesa com caixa circular em aço inox, do fabricante Val Saint Lambert;
  4. Relógio de mesa fixado em suporte de madeira com porta-canetas;
  5. Painel em Tapeçaria (medindo 162,5 x 110 cm) mostrando homem tocando instrumento musical, do artista J. Fortes;
  6. Pintura em Tecido (medindo 88 x 68cm) retratando mulher negra com pote na cabeça e filho nas costas, com inscrição “Povo Hereiro” no verso.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários