Quarta, 12 de Novembro de 2025

Mercadante defende atuação política do BNDES

Presidente do banco participou de seminário realizado no Rio de Janeiro

20/03/2023 às 14h45
Por:
Compartilhe:
Mercadante: “não adianta tentar inibir o BNDES, que não vão conseguir”
Mercadante: “não adianta tentar inibir o BNDES, que não vão conseguir”

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse que “não adianta tentar inibir o BNDES, que não vão conseguir”, ao mencionar as iniciativas do banco de discussões de políticas econômicas.

Ao abrir um seminário promovido pelo BNDES nesta segunda-feira, 20, Mercadante defendeu que haverá um ciclo intenso de discussão, porque o BNDES tem esse papel, e não há nenhuma intenção de substituir qualquer ministério.

“Não adianta tentar inibir o BNDES, porque não vão conseguir. Podem exigir pluralismo, que todas as correntes se expressem. Roberto Campos e Celso Furtado conviveram nesta casa”, disse.

Houve rumores de que a realização do seminário seria uma eventual tentativa de Mercadante de interferir em política fiscal.

“Vamos ter um ciclo intenso de discussão, porque o BNDES tem esse papel. Não estamos aqui substituindo nenhum ministério. Estamos aqui complementando, para que a gente não cometa erros que já fizemos ou que outros países cometeram”, afirmou o presidente do banco.

“Temos uma longa história de formulação de políticas públicas, de abrir horizontes, de trazer reflexões. O BNDES vai ser centro de reformulações, o BNDES vai pensar antes de fazer.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários