Quarta, 12 de Novembro de 2025

Alibaba cede à pressão do governo chinês e divide empresa

É a maior reestruturação da empresa de varejo digital no país asiático

28/03/2023 às 14h37
Por:
Compartilhe:
Fundador do Alibaba, Jack Ma
Fundador do Alibaba, Jack Ma

O grupo Alibaba planeja se dividir em seis diferentes empresas de ramos diferentes no país asiático, segundo comunicado emitido pela companhia nesta terça-feira, 28.

A reestruturação acontece um dia depois do retorno do fundador, Jack Ma, maior nome da tecnologia da China, ao país asiático. O executivo havia se ausentado da vida pública, para se distanciar do negócio do império do varejo digital, após pressão do Partido Comunista.

O Alibaba afirma que a reestruturação é a “mais significante” mudança corporativa da companhia em seus 24 anos de história. Cada unidade de negócio deve ter o seu próprio presidente-executivo e conselheiros, de modo a acelerar a tomada de decisões e dar independência a cada firma.

“A intenção original e fundamental do propósito desta reforma é tornar nossa organização mais ágil, encurtar a tomada de decisões e responder mais rapidamente”, afirmou Daniel Zhang, presidente-executivo do grupo Alibaba, em carta enviada aos funcionários, obtida pela agência de notícias Reuters.

As seis novas empresas devem ser a Cloud Intelligence Group, Taobao Tmall Commerce Group, Local Services Group, Cainiao Smart Logistics Group, Global Digital Commerce Group and Digital Media e Entertainment Group.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários