
Para discutir a inclusão do Ensino Religioso nas escolas do município de Campo Grande, a Frente Parlamentar Cristã da Câmara de Vereadores, representada pelo presidente e vereador, Coronel Alírio Villasanti (União Brasil), esteve em reunião, na sexta-feira (31/3), com o secretário de educação Educação de Campo Grande, Lucas Bittencourt, acompanhado pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, o pastor e secretário-executivo do Conselho de Pastores de Campo Grande, Wilton Acosta e o vereador, Clodoilson Pires (Podemos).

O grupo saiu da reunião otimista com o secretário, que deu abertura para conhecer o Projeto Piloto, que inicialmente pode ser implementado em algumas escolas do município a partir do segundo semestre de 2023, segundo o coronel Villasanti, mas outras reuniões devem ser realizadas para finalização do projeto.
"Fomos recebido pelo secretário, ele foi muito acolhedor e se colocou interamente a disposição para debater com outros setores. A Câmara se propõe a fazer um Projeto de Lei para viabilização do projeto", disse Villa Santti, que acredita ser importante a inclusão da matéra nas escolas para a formação de uma sociedade organizada pelos valores cristãos.

Coronel Alírio Villasanti (União Brasil)
Dom Dimas é o bispo referencial em âmbito nacional da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil - CNBB, representante das escolas públicas e privadas, disse que o grupo foi até o secretário pedir que implementasse esse processo de ensino religioso nas escolas, que pretende lançar em breve um documento específico sobre ensino religioso para reflexão, nas escolas do país.
"Já faz tempo que as igrejas tem se preocupado com um presença maior nas escolas, e como o ensino religioso foi declarado pelo Supremo Tribunal Federal como sendo constitucional, ou seja, pedir o ensino religioso não é atentar contra a Constituição e faz parte da legislação brasileira e a própria base nacional popular ela prevê o ensino religioso como área de conhecimento", declarou Dom Dimas, que sempre aconselhou aos pais para não terceirizarem a educação de seus filhos.
O arcebispo também aproveitei para apresentar outro projeto, o "Caminhos de vida", que já está presente em cinco escolas do estado.
"o projeto de educação tem valores com linguagem laica, e o secretário está aberto para amabas propostas", finalizou.

Arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa
O pastor Wilton Acosta, também saiu da reunião com muita expectativa e possível avanço do projeto, e pela receptividade de Lucas Bittencourt.
"Saí otimista da reunião pelo empenho da Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria de Educação do município, de dar essa abertura para a possibilidade de implantação do Ensino Religioso nas escolas. É um tema que precisa ser abordado em sala de aula, por causas dos nossos valores, em defesa da família. Tanto os vereadores e a Prefeitura buscam um caminho para poder implementar a matéria nas escolas da capital", disse o secretário-executivo do Conselho de Pastores de Campo Grande.

Pastor e secretário-executivo do Conselho de Pastores de Campo Grande, Wilton Acosta
Frente Parlamentar Cristã da Câmara de Vereadores
A Câmara Municipal de Campo Grande instituiu no dia 25 de novembro de 2021, a Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Família.
O colegiado é composto pelos vereadores Coronel Alírio Villasanti (presidente), Gilmar da Cruz (vice), Clodoílson Pires, Betinho, Dr. Sandro, Papy, Silvio Pitu, Edu Miranda, Tiago Vargas, Dr. Victor Rocha e Prof. João Rocha.
“Essa Frente é fundamental para exacerbarmos os valores cristãos da família, que são atacados frontalmente por alguns segmentos da sociedade. Vamos nos reunir com lideranças evangélicas, igrejas católicas e lideranças que trabalham esses conceitos para, juntos, formatarmos políticas específicas em defesa das famílias de Campo Grande”, disse o vereador Villasanti, na época.
