Dalai Lama está sendo alvo de críticas e repulsa, após um vídeo viralizar nas redes sociais em que aparece beijando um garoto na boca e pedindo para que ele “chupe sua língua”.
O episódio controverso ocorreu no sábado (8) durante um evento público, transmitido na Voice of America, serviço de radiofusão internacional norte-americano, que opera em território tibetano.
O vídeo mostra que o líder religioso dá um selinho em um menino que se aproximou dele para prestar uma homenagem. Em seguida, o tibetano colocou a língua para fora e perguntou ao garoto:
“Você pode chupar minha língua?”. O religioso então coloca a língua para fora, e a imagem é cortada antes de o menino se movimentar.
O vídeo está sendo amplamente compartilhado nas redes sociais, gerando críticas severas ao Nobel da Paz, incluindo acusações de pedofilia.
O líder espiritual tibetano de 87 anos, pediu desculpas nesta segunda-feira (10).
Em nota, Dalai Lama chamou o ato de “inocente e brincalhão”.
“Está circulando um videoclipe que mostra uma reunião recente em que um menino perguntou a Sua Santidade o Dalai Lama se ele poderia lhe dar um abraço. Sua Santidade deseja pedir desculpas ao menino e sua família, bem como a seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado.”, afirmou.
“Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta o incidente”, acrescentou.
"Beijo na boca, selinho, (seja em adulto ou criança) não faz parte da cultura tibetana. Muito menos para Monge/Guru. Pode excluir essa possibilidade", publicou o perfil "Amigo Monge", no Twitter.
Beijo na boca, selinho, (seja em adulto ou criança) “and now suck my tongue” não fazem parte da cultura tibetana. Muito menos para Monge / Guru. Pode excluir essa possibilidade https://t.co/wevFQ2v7py
— Amigo Monge (@amigomonge) April 8, 2023
Beijo na boca, selinho, (seja em adulto ou criança) “and now suck my tongue” não fazem parte da cultura tibetana. Muito menos para Monge / Guru. Pode excluir essa possibilidade https://t.co/wevFQ2v7py
— Amigo Monge (@amigomonge) April 8, 2023
Dalai Lama é considerado um grande líder mundial, tem influência sobre muitos. "Um comportamento como este, uma fala como esta são inaceitáveis e influenciam milhares de pessoas".
A psicanalista clínica e sexóloga, Angela Sirino, demonstrou indignação com a atitude de Dalai Lama.
"O menino dá um beiio no rosto e em seguida ele pede um selinho. Alguns estão dizendo que é um beijo de esquimó.
Pra mim fica claro o pedido de beijo na boca e também quando ele busca encostar os lábios e o menino se afasta.
Depois, vem o “chupe minha língua” 🤮. Que m0n$Tr0.
Mas, também algumas pessoas estão dizendo: “Ah, mas no Tibete é cultura cumprimentar mostrando a língua.”
Mostrar a língua, é uma coisa. Pedir pra chupar e tentar encostar a língua na lingua da criança, são coisas totalmente diferentes. Fica óbvio uma atitude clara de um P3D0F!L0.
Lamentável. Precisamos proteger nossas crianças.
Muitas coisas encobertas estão sendo reveladas", postou a psicanalista.
Ver essa foto no Instagram