Segunda, 15 de Setembro de 2025

Lula responsabiliza evangélicos por mortes, caso não apoiem a vacina

"qual é o comportamento de vocês nessa questão das vacinas ou vamos responsabilizar vocês pela morte das pessoas”, disse Lula

25/11/2022 às 04h04 Atualizada em 27/11/2022 às 06h47
Por: Fonte: Folha
Compartilhe:
Lula em reunião com equipe de Transição da Saúde
Lula em reunião com equipe de Transição da Saúde

Em reunião fechada, formato híbrido por videoconferência, Luiz Inácio Lula da Silva do PT, com a equipe da saúde de transição do governo, afirmou que vai exigir das lideranças evangélicas o apoio às campanhas de vacinação e que pode responsabilizar as igrejas por mortes.

Disse que pretende procurar os líderes de igrejas para impor a vacinação: “Olha, qual é o comportamento de vocês nessa questão das vacinas ou vamos responsabilizar vocês pela morte das pessoas”, disse Lula.

Na mesma reunião, o petista disse o seu governo terá como foco, nos primeiros 100 dias, a recuperação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com o aumento da cobertura vacinal e que precisa convencer a população sobre a vacina - “Vamos ter de agora pegar muita gente que combateu a vacina que vai ter de pedir desculpas”.

“O governo federal não pode somente reclamar da falta de recursos para a saúde, nosso trabalho será encontrar esses recursos e investir no SUS, em especial no resgate do Programa Nacional de Imunização para retomar a confiança da população nas vacinas”, e pediu aos representantes para apresentar as melhores propostas, prometendo que não faltará recurso para o setor.

Participaram da reunião, nesta quinta-feira (25), cinco ex-ministros da Saúde: Humberto Costa (PT), Arthur Chioro, Alexandre Padilha (PT), José Gomes Temporão e José Agenor, além de representantes do Instituto Butantan, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Fiocruz, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) e ex-chefes de PNI, entre outros órgãos.

Durante a pandemia quiseram ajoelhar a ciência e as vacinas. Ele não pediu, ele encomendou as melhores propostas para melhorar o acesso aos serviços assistenciais do SUS e para recuperar rapidamente as coberturas vacinais. Nós topamos o desafio”, disse o secretário de Saúde do Espírito Santo, e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nésio Fernandes.

Lula, finalizou dizendo que deve começar a escolher “nos próximos dias” os ministros do futuro governo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários