Sexta, 21 de Novembro de 2025

Inclusão de pessoas com Síndrome de Down e projetos do MPE devem ser votados hoje

Os deputados devem votar a redação final da proposta que visa à inclusão de pessoas com Síndrome de Down e quatro projetos do Ministério Público Es...

22/06/2023 às 11h00
Por: Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Deputados no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul durante sessão ordinária
Deputados no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul durante sessão ordinária

Os deputados devem votar a redação final da proposta que visa à inclusão de pessoas com Síndrome de Down e quatro projetos do Ministério Público Estadual (MPE-MS) na manhã desta quinta-feira (22) durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Aberta à participação do público em geral e para cobertura da imprensa, a sessão tem início às 9h e é realizada no Plenário Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo. 

De autoria do deputado Lidio Lopes (Patriota), o  Projeto de Lei 70/2023  foi aprovado na sessão dessa quarta-feira (21) em segunda discussão. Mas, como sofreu uma emenda, está na pauta para ter o texto final votado. A proposição institui a Política Estadual de Orientação sobre Síndrome de Down, que tem como princípios a compreensão, o apoio, a educação, a saúde, a qualidade de vida, o trabalho e o combate ao preconceito em relação às pessoas com Síndrome de Down, aos seus familiares, aos educadores e aos profissionais de saúde.

Em primeira discussão, estão pautados quatro projetos do MPE-MS. Uma delas é o Projeto de Lei Complementar 07/2023 , que altera a Lei Orgânica do órgão ( Lei Complementar Estadual 72/1994 ). Entre outras mudanças, a proposta “reclassifica as Promotorias de Justiça, readequando as nomenclaturas das entrâncias”. Também “altera o prazo para que o membro ministerial entre em exercício e para que requeira sua inscrição para concorrer à promoção na carreira”.

Também deve ser votado o Projeto de Lei 152/2023 , que altera a Lei 4.134/2011 , que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores do MPE-MS. O objetivo é prever “a indenização por magistério aos servidores atuantes na Escola Superior do Ministério Público”.

Está ainda pautado o Projeto de Lei 153/2023 , que muda a Lei 3.188/2006 , que trata sobre o subsídio dos membros do MPE-MS.  Está também prevista a votação do Projeto de Lei 154/2023 , que altera o Anexo VI da Lei 4.134/2011, para criar 12  cargos de assessor jurídico.

Serviço

As sessões são realizadas no Plenário Júlio Maia, a partir das 9h, e podem ser acompanhadas pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis:  TV ALEMSRádio ALEMSPortal da ALEMSYoutube  e  Facebook . A pauta de votação é disponibilizada  por este link .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários