Sexta, 12 de Setembro de 2025

Ministra do Turismo vive as suas últimas horas em cargo no Governo Lula

Reunião com Daniela Carneiro será feita para sacramentar exoneração

06/07/2023 às 09h31 Atualizada em 06/07/2023 às 14h16
Por: Fonte: Com informações do Exame
Compartilhe:
Foto: Ministério do Turismo/Divulgação
Foto: Ministério do Turismo/Divulgação

A turbulência no Ministério do Turismo que se arrasta há três meses e caminha para um desfecho nesta semana, possivelmente até, no DOU (Diário Oficial da União) da próxima sexta-feira (6). Data em que Daniela Carneiro deve sair do comando da pasta, dando lugar, possivelmente ao deputado Celso Sabino, do União Brasil.

Segundo o Portal Exame, a desfiliação de Daniela foi início da crise, que a colocou em choque com a diretoria nacional do seu partido, e do seu virtual substituto. O desentendimento começou com a movimentação do vice da sigla, Antonio Rueda, para retirar o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, da direção estadual do União no Rio de Janeiro.

A gota d'água da briga, porém, foi a negociação de Luciano Bivar, presidente nacional do União, e Rueda com o governador do Rio de Janeiro para preencher cargos no Rioprevidência e no Detran. Os parlamentares federais do estado, por sua vez, reclamaram que nem sequer foram consultados sobre as indicações. Com a movimentação, Bivar afirmou que rejeitava perder o comando do ministério. E Com o acirramento do conflito, Daniela perdeu o apoio da bancada.

Mesmo assim, o presidente Luis Inácio Lula da Silva deu uma sobrevida no cargo à Daniela, que lhe apresentou, em junho, um balanço do período em que esteve na pasta. Contudo, a validade da conversa durou apenas três semanas, já que ainda na tarde desta quinta-feira (6), ministra deve selar a sua despedida do Ministério do Turismo, conforme fortes tendências dos bastidores de Brasília-DF.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários