Terça, 04 de Novembro de 2025

"Brasil, Justiça Medieval"

Autista ficou preso por quase sete meses

19/07/2023 às 14h35
Por: Renato Saito
Compartilhe:

Comparado somente com as "Naus dos loucos", imaginária narrativa de séculos passados e de reais "castigos" imputados a todo tipo de deficiência mental, como duchas, sangrias e choques, parte da justiça brasileira, em sua plena ignorância ou intenções ocultas, manteve preso um jovem autista com deficiência intelectual.

Jean Brito da Silva de 27 anos (pela idade, poderia ser um filho de ministro) tem TEA - Transtorno do Espectro Autista e ficou preso por quase sete meses acusado pela PGR (vejam o nível de conhecimento) de: associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e dano qualificado, além do crime de deterioração de patrimônio da União. Nem Foucault explicaria.

Um jovem negro, catador de recicláveis, que sonha ser bombeiro em um ato de heroísmo, ajuda a socorrer idosas feridas por bombas de gás; nesse momento é detido e até hoje quando perguntado, não tem a capacidade cognitiva de dizer o porquê de estar preso. Só diz que quer ir para sua casa e tem saudade da família. 

Seria um prato cheio para a turma dos "direitos humanos" para protestos internacionais: negro, pobre, com deficiência, preso por uma arbitrariedade insana de uma ditadura.

Com uma venda nos olhos, como a estátua da deusa Lustitia, essa nata da supremacia que se acha estar acima do próprio Deus, em sua inquestionável ignorância, generaliza todos os tipos de deficiência mental e rotulam como loucos. 

Isso só pode vir de uma mente maligna e elucubrante de um etílico-dependente.

O herói dessa triste história sai da prisão com uma corrente no pé, uma tornozeleira para ser monitorado como um cão, por aqueles sedentos de poder.

Caso os senadores e deputados por conveniente omissão não cobrarem essa situação, há uma justiça superior que cobrará tudo isso, com juros.

 

*Renato Saito é apóstolo, jornalista e escritor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Helena Santini Souza MenezesHá 2 anos Rio de Janeiro Lado do Condomínio Mundo Novo.Não vejo a hora de estes seres corruptos abjetos pagarem pelas maldades.
Rosana Há 2 anos São Paulo Vamos aguardar a manifestação dos "DIREITOS HUMANOS, QUE EM 02 DE OUTUBRO DE 1992 ESTAVA EM PESO NA PORTA DO CARANDIRU, DEVIDO A CHACINA QUE TEVE NAQUELE DIA, PORÉM NÃO VI NENHUMA MANIFESTAÇÃO EM FAVOR DOS MILITARES ASSASSINADOS AO EXERCER AS ATRIBUIÇÕES DE SEU OFÍCIO, NUNCA SOUBE DE VISITA DOS DIREITOS HUMANOS A FAMÍLIA DOS POLICIAIS MORTOS, SERÁ QUE DEFENDERÃO ESSE JOVEM? VAMOS AGUARDAR.
Mostrar mais comentários