Em 2024, ano de eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja destinar um valor recorde para impulsionar a publicidade oficial do governo.
Inserido no projeto de Orçamento para 2024, o investimento previsto é de R$ 647 milhões, um aumento significativo, em relação aos R$ 359 milhões de reais disponíveis em 2023.
De acordo com a Folha de São Paulo, a cifra é a maior registrada quando comparada aos dados oficias do Executivo, considerando os gastos classificados como publicidade institucional da Presidência da República desde 2004.
Com impacto direto na imagem de Lula e do PT, o resultado das eleições municipais em 2024 é crucial para o plano político da legenda, uma vez que o número de prefeituras conquistadas pela sigla diminuiu significativamente em 2020.
Na última eleição municipal, o partido do presidente obteve o menor número de prefeituras dos últimos 20 anos.
A Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República afirmou que os recursos serão utilizados para promover medidas governamentais que beneficiam a população, além de englobar gastos com comunicação interna e o combate às fake news.
Entretanto, a Secom não respondeu sobre a possível relação entre a eleição de 2024 e o valor recorde destinado à comunicação institucional no próximo ano. Em julho, a secretaria enviou à Câmara dos Deputados um ofício dizendo não haver critério único para definir a divisão da verba publicitária.
Lula priorizou a veiculação de propaganda oficial na televisão, nos primeiros seis meses da nova gestão, destinando 73% da verba para esse formato. Já nos quatro anos da administração de Jair Bolsonaro, as TVs ficaram com 47% do montante reservado para propaganda oficial.
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