Terça, 04 de Novembro de 2025

Justiça condena Jean Wyllys a pagar uma indenização de R$ 10 mil ao MBL

O MBL entrou com uma ação na Justiça alegando que a postagem disseminava ódio e imputava crimes aos membros do grupo

06/10/2023 às 07h50
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Justiça de São Paulo condenou o ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) a pagar uma indenização de R$ 10 mil ao MBL (Movimento Brasil Livre) por danos morais. A decisão foi dada pelo juiz Danilo Mansoni Barioni, da 38ª Vara do Foro Central Cível de São Paulo.

A ação se refere a uma postagem do petista no X, antigo Twitter, com críticas ao MBL por conta de uma manifestação em favor das liberdades. Na época, o ex-deputado indagou quais liberdades o grupo defendia e escreveu várias críticas.

“Cerco à liberdade de quem? Dos defensores do nazismo? Dos assediadores de mulheres sob guerra? Dos insultadores da memória de Marielle Franco? Dos que fecharam uma exposição com mentiras? Dos difamadores profissionais? Isso é cerco ao fascismo, que este jornal insiste em empoderar”, postou o Jean Wyllys.

O MBL entrou com uma ação na Justiça alegando que a postagem disseminava ódio e imputava crimes aos membros do grupo. Os advogados do movimento também falaram em “campanha caluniosa” e “intenção de macular a imagem” do mesmo.

Na decisão, o juiz Barioni concordou com o pedido e entendeu que Jean Wyllys “extrapolou os limites da liberdade de expressão e, mais que isso, acarreta à entidade autora vilipêndio à honra objetiva”. A ação ainda cabe recurso.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários